skip to content

Aluna da UFOP publica artigo na Revista Brasileira de Ensino de Física

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Sob orientação do professor Ronan Ferreira, do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (Decea), a aluna Suzane Pinto publicou o artigo "Analisando ementas curriculares usando redes complexas" na Revista Brasileira de Ensino de Física. A pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa Pró-Ativa, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
 
O trabalho consistiu na análise da estrutura das grades dos cursos de Engenharia do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), interconectando temas relacionados a Física, Química e Matemática. A partir de um modelo proposto, Suzane e Ronan construíram uma rede de temas e usaram ferramentas da teoria de redes complexas para investigar a relação entre as disciplinas e seus pré-requisitos em cada uma dessas grades. "A publicação do artigo foi relevante nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal, e contribuirá com a continuidade dos meus estudos, visto que meu desejo é seguir a carreira docente", afirma Suzane.
 
A PUBLICAÇÃO - A Revista Brasileira de Ensino de Física é uma publicação de acesso livre da Sociedade Brasileira de Física voltada à melhora do ensino da disciplina em todos os níveis de escolarização. Através da publicação de artigos, o periódico busca promover e divulgar a Física e as ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo.
 

Veja também

5 Agosto 2020

O período para indicação dos alunos/bolsistas vai desta quinta (6) até quarta (12), impreterivelmente. Os novos bolsistas dos programas Pibic/CNPq,...

Leia mais

3 Agosto 2020

O professor do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) da UFOP Sérvio Pontes Ribeiro vai participar da próxima...

Leia mais

31 Julho 2020

O podcast intitulado "Mutatis Mutandis: à procura do saber" será lançado sexta (7) na Rádio UFOP Educativa. A produção é...

Leia mais

31 Julho 2020

Direcionado a todos os servidores efetivos da Universidade, o questionário é parte da pesquisa que tem por objetivo subsidiar o...

Leia mais