Sob orientação do professor Ronan Ferreira, do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (Decea), a aluna Suzane Pinto publicou o artigo "Analisando ementas curriculares usando redes complexas" na Revista Brasileira de Ensino de Física. A pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa Pró-Ativa, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
O trabalho consistiu na análise da estrutura das grades dos cursos de Engenharia do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), interconectando temas relacionados a Física, Química e Matemática. A partir de um modelo proposto, Suzane e Ronan construíram uma rede de temas e usaram ferramentas da teoria de redes complexas para investigar a relação entre as disciplinas e seus pré-requisitos em cada uma dessas grades. "A publicação do artigo foi relevante nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal, e contribuirá com a continuidade dos meus estudos, visto que meu desejo é seguir a carreira docente", afirma Suzane.
A PUBLICAÇÃO - A Revista Brasileira de Ensino de Física é uma publicação de acesso livre da Sociedade Brasileira de Física voltada à melhora do ensino da disciplina em todos os níveis de escolarização. Através da publicação de artigos, o periódico busca promover e divulgar a Física e as ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo.