Ir para o conteúdo

Aluna da UFOP publica artigo na Revista Brasileira de Ensino de Física

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Sob orientação do professor Ronan Ferreira, do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (Decea), a aluna Suzane Pinto publicou o artigo "Analisando ementas curriculares usando redes complexas" na Revista Brasileira de Ensino de Física. A pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa Pró-Ativa, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
 
O trabalho consistiu na análise da estrutura das grades dos cursos de Engenharia do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), interconectando temas relacionados a Física, Química e Matemática. A partir de um modelo proposto, Suzane e Ronan construíram uma rede de temas e usaram ferramentas da teoria de redes complexas para investigar a relação entre as disciplinas e seus pré-requisitos em cada uma dessas grades. "A publicação do artigo foi relevante nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal, e contribuirá com a continuidade dos meus estudos, visto que meu desejo é seguir a carreira docente", afirma Suzane.
 
A PUBLICAÇÃO - A Revista Brasileira de Ensino de Física é uma publicação de acesso livre da Sociedade Brasileira de Física voltada à melhora do ensino da disciplina em todos os níveis de escolarização. Através da publicação de artigos, o periódico busca promover e divulgar a Física e as ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo.
 

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais