Ir para o conteúdo

Observatório da Cidade lança quadro para escutar demandas da comunidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O quadro "Observatório Responde" tem como objetivo estimular a participação da comunidade e escutar suas demandas, denúncias e dúvidas em relação à prestação de serviços públicos e à atuação da Prefeitura de Mariana no combate à pandemia de Covid-19. O quadro faz parte do projeto de extensão Observatório da Cidade, coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP André Carvalho.
 
A população pode enviar as perguntas para o e-mail observatoriodacidade.ufop@gmail.com ou para as redes sociais do projeto. A partir dos questionamentos, é realizado contato com profissionais, entidades públicas e governantes para obter as respostas, que são divulgadas nos perfis do Observatório da Cidade no Facebook e no Instagram.
 
Nos anos anteriores, o projeto checou informações sobre os investimentos em água e esgoto na cidade de Mariana, investigou os problemas enfrentados pela população nos espaços de lazer e os reflexos da atividade mineradora na cidade. Com o cenário provocado pela pandemia do coronavírus, a intenção é saber como as famílias marianenses estão vivendo o período de isolamento social e o que querem reivindicar neste momento. 
 
André destaca que "a iniciativa é uma maneira de continuarmos exercendo nossa proposta de jornalismo cívico, voltado às comunidades de Mariana; divulgando os papéis delas como construtoras legítimas, protagonistas e autoras de suas histórias, de suas contestações, necessidades, problemas, bem como a busca de soluções, a partir das limitações impostas pela pandemia de Covid-19 e pelo isolamento social". Ele completa que o Observatório da Cidade é um projeto "que requer caminhadas pela cidade, mergulho nesses caminhos e explorações. Como isso não é possível agora, estamos investindo na escuta desses problemas (ou dessas questões) por outros meios".
 
Acesse a página para mais informações. 
 
OBSERVATÓRIO DA CIDADE - O projeto é vinculado ao programa de extensão da UFOP Sujeitos de Suas Histórias e surgiu em 2017 para criar um observatório de monitoramento dos serviços públicos oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal em Mariana e, a partir dele, construir uma rede de troca de informações, debates e busca por soluções a problemas detectados entre os moradores locais, tendo em vista a garantia e fortalecimento da cidadania.
 
O Observatório visa avaliar a qualidade da oferta desses serviços, a transparência com que são distribuídos (critérios utilizados, equidade dos valores, montantes, quantidades, acesso da população), assim como avaliar a resolução de problemas enfrentados pela população marianense.

Veja também

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais

13 Novembro 2024

A estudante do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP Graziele de...

Leia mais

13 Novembro 2024

Professores e alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participaram do XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (Cods) e...

Leia mais