Ir para o conteúdo

Observatório da Cidade lança quadro para escutar demandas da comunidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O quadro "Observatório Responde" tem como objetivo estimular a participação da comunidade e escutar suas demandas, denúncias e dúvidas em relação à prestação de serviços públicos e à atuação da Prefeitura de Mariana no combate à pandemia de Covid-19. O quadro faz parte do projeto de extensão Observatório da Cidade, coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP André Carvalho.
 
A população pode enviar as perguntas para o e-mail observatoriodacidade.ufop@gmail.com ou para as redes sociais do projeto. A partir dos questionamentos, é realizado contato com profissionais, entidades públicas e governantes para obter as respostas, que são divulgadas nos perfis do Observatório da Cidade no Facebook e no Instagram.
 
Nos anos anteriores, o projeto checou informações sobre os investimentos em água e esgoto na cidade de Mariana, investigou os problemas enfrentados pela população nos espaços de lazer e os reflexos da atividade mineradora na cidade. Com o cenário provocado pela pandemia do coronavírus, a intenção é saber como as famílias marianenses estão vivendo o período de isolamento social e o que querem reivindicar neste momento. 
 
André destaca que "a iniciativa é uma maneira de continuarmos exercendo nossa proposta de jornalismo cívico, voltado às comunidades de Mariana; divulgando os papéis delas como construtoras legítimas, protagonistas e autoras de suas histórias, de suas contestações, necessidades, problemas, bem como a busca de soluções, a partir das limitações impostas pela pandemia de Covid-19 e pelo isolamento social". Ele completa que o Observatório da Cidade é um projeto "que requer caminhadas pela cidade, mergulho nesses caminhos e explorações. Como isso não é possível agora, estamos investindo na escuta desses problemas (ou dessas questões) por outros meios".
 
Acesse a página para mais informações. 
 
OBSERVATÓRIO DA CIDADE - O projeto é vinculado ao programa de extensão da UFOP Sujeitos de Suas Histórias e surgiu em 2017 para criar um observatório de monitoramento dos serviços públicos oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal em Mariana e, a partir dele, construir uma rede de troca de informações, debates e busca por soluções a problemas detectados entre os moradores locais, tendo em vista a garantia e fortalecimento da cidadania.
 
O Observatório visa avaliar a qualidade da oferta desses serviços, a transparência com que são distribuídos (critérios utilizados, equidade dos valores, montantes, quantidades, acesso da população), assim como avaliar a resolução de problemas enfrentados pela população marianense.

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais