Ir para o conteúdo

Observatório da Cidade lança quadro para escutar demandas da comunidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O quadro "Observatório Responde" tem como objetivo estimular a participação da comunidade e escutar suas demandas, denúncias e dúvidas em relação à prestação de serviços públicos e à atuação da Prefeitura de Mariana no combate à pandemia de Covid-19. O quadro faz parte do projeto de extensão Observatório da Cidade, coordenado pelo professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP André Carvalho.
 
A população pode enviar as perguntas para o e-mail observatoriodacidade.ufop@gmail.com ou para as redes sociais do projeto. A partir dos questionamentos, é realizado contato com profissionais, entidades públicas e governantes para obter as respostas, que são divulgadas nos perfis do Observatório da Cidade no Facebook e no Instagram.
 
Nos anos anteriores, o projeto checou informações sobre os investimentos em água e esgoto na cidade de Mariana, investigou os problemas enfrentados pela população nos espaços de lazer e os reflexos da atividade mineradora na cidade. Com o cenário provocado pela pandemia do coronavírus, a intenção é saber como as famílias marianenses estão vivendo o período de isolamento social e o que querem reivindicar neste momento. 
 
André destaca que "a iniciativa é uma maneira de continuarmos exercendo nossa proposta de jornalismo cívico, voltado às comunidades de Mariana; divulgando os papéis delas como construtoras legítimas, protagonistas e autoras de suas histórias, de suas contestações, necessidades, problemas, bem como a busca de soluções, a partir das limitações impostas pela pandemia de Covid-19 e pelo isolamento social". Ele completa que o Observatório da Cidade é um projeto "que requer caminhadas pela cidade, mergulho nesses caminhos e explorações. Como isso não é possível agora, estamos investindo na escuta desses problemas (ou dessas questões) por outros meios".
 
Acesse a página para mais informações. 
 
OBSERVATÓRIO DA CIDADE - O projeto é vinculado ao programa de extensão da UFOP Sujeitos de Suas Histórias e surgiu em 2017 para criar um observatório de monitoramento dos serviços públicos oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal em Mariana e, a partir dele, construir uma rede de troca de informações, debates e busca por soluções a problemas detectados entre os moradores locais, tendo em vista a garantia e fortalecimento da cidadania.
 
O Observatório visa avaliar a qualidade da oferta desses serviços, a transparência com que são distribuídos (critérios utilizados, equidade dos valores, montantes, quantidades, acesso da população), assim como avaliar a resolução de problemas enfrentados pela população marianense.

Veja também

26 Julho 2024

O grupo "Emergências: coletivo de pesquisa, extensão e ativismo em comunicação (UFOP/CNPq)" e o grupo "Conjor: Convergência e Jornalismo (CNPq/UFOP)"...

Leia mais

23 Julho 2024

A obra intitulada "The Madwoman in the Attic: The Woman Writer and the Nineteenth-Century Literary Imagination" foi escrita pelas autoras...

Leia mais

23 Julho 2024

As professoras do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio da UFOP Alissandra Nazareth de Carvalho e Carolina Lescura de...

Leia mais

23 Julho 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) divulga a alteração da data de publicação do resultado final e do...

Leia mais