A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) publicam em conjunto edital de fomento a projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Segundo a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renata Guerra de Sá Cota, trata-se de uma experiência inédita no Brasil a articulação de um edital de fomento entre quatro instituições de ensino superior. "A expectativa é que sejam apoiados até 20 projetos de R$ 100 mil, e convidamos toda a comunidade universitária dos três campi da UFOP a conhecer o edital", pontua.
Marcos Knupp, pró-reitor de Extensão, reitera a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão recomendada pelo edital, que reforça o compromisso social da UFOP.
As propostas são destinadas aos municípios da Bacia do Rio Doce afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana.
De forma inovadora, os projetos devem ser de servidores efetivos da UFOP, IFMG, UFMG e UFV, docentes ou técnico-administrativos, com formação em nível superior. A equipe precisa ser composta por membros da comunidade universitária de pelo menos duas das instituições proponentes e contar com estudantes do ensino técnico, médio, de graduação e/ou de pós-graduação.
Os recursos alocados para o financiamento do edital são de R$ 2 milhões de reais, provenientes de multa aplicada à Samarco Mineradora S.A. em decorrência de procedimento judicial do Ministério Público do Trabalho, com jurisdição na Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto. Os detalhes estão disponíveis no
edital.