Com o título "Implementação da educação remota em tempos de pandemia: análise da experiência do estado de Minas Gerais", o artigo analisa a implementação da educação remota na Rede Estadual de Minas Gerais por meio do Regime de Estudo não Presencial (Reanp) durante a pandemia. Para fazer essa avaliação, os pesquisadores observaram os comentários nos canais de comunicação disponibilizados pela Secretaria de Educação.
Segundo o professor Breynner Oliveira, do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), "a pesquisa mostra a complexidade de se implementar um programa de educação remota em Minas Gerais". Ele também destaca aspectos que influenciam no ensino remoto, como a desigualdade social e econômica no Estado, "que dificultam o acesso à infraestrutura necessária para o acompanhamento do programa de educação remota", explica.
Além do docente, participaram da pesquisa a professora Gláucia Jorge, também do Cead, juntamente com Ana Cristina de Oliveira, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e Jianne Coelho, doutoranda da UFOP.
O artigo será publicado na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, um dos veículos mais importantes para a divulgação de trabalhos acadêmicos relacionados à Educação.