Criado por Chico Daher em sex, 15/01/2021 - 20:15 | Editado por Lígia Souza há 3 anos.
Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise gerada pela pandemia nas cidades que concentram o maior número de alunos matriculados na UFOP.
Na apresentação dos dados referentes à média móvel e às taxas de transmissão, de letalidade e de mortalidade, já atualizados no Painel Covid-19, das 20 cidades monitoradas, 14 se encontram em situação preocupante, acompanhando o cenário de alta registrado em Minas Gerais.
Na avaliação geral, todos os cuidados de prevenção devem ser mantidos, mesmo com a perspectiva da chegada de vacinas. Isso, porque o processo de imunização é complexo e, para que tenha êxito, precisa alcançar mais de 80% da população brasileira.
BIOSSEGURANÇA - Os membros do Comitê discutiram também detalhes sobre a finalização do Protocolo de Biossegurança da UFOP, cuja versão preliminar já se encontra disponível no portal e nas redes sociais da Instituição. O documento contém os parâmetros a serem seguidos durante a pandemia, em função dos possíveis cenários que possam surgir.
Com base no próprio documento, o Comitê respondeu a uma demanda da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que solicita instruções sobre o processo de retirada de diplomas. Este tipo de movimentação está prevista no Protocolo, devendo ser adotadas medidas que evitem aglomerações e que respeitem o distanciamento social. Se necessário, porém, o Comitê, em conjunto com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), poderá fazer uma ação mais direta.
CALENDÁRIO - O Comitê de Enfrentamento produziu um calendário com a intensidade das médias móveis do estado e de cada uma das cidades durante todo o período da pandemia. A imagem facilita a visualização da variação da situação da contaminação em cada período, desde os primeiros registros de pessoas contaminadas. Acesse o calendário de cada município nos links abaixo da imagem de Minas Gerais.