Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada nesta quinta (21). Ficou acertado que o Painel terá também um quadro-resumo para que o interessado possa ver com mais detalhes a evolução da pandemia nas 20 cidades monitoradas pela UFOP, que concentram o maior número de alunos matriculados na Instituição.
De acordo com a última atualização, o
Painel Covid-19 mostra que o quadro continua preocupante, uma vez que, das 20 localidades, 16 apresentam cenário de alta em relação à média móvel e às taxas de transmissão, de letalidade e de mortalidade, contra as 14 registradas semana passada. Desse total, apenas uma apresenta queda e duas estão estáveis.
Outra pauta da reunião foi a solicitação do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin), que pede apoio ao Comitê no "atendimento excepcional nas bibliotecas setoriais da UFOP" ao corpo docente da Universidade. O Comitê, que tem caráter consultivo, recomendou que esta ação não seja realizada, com base nas diretrizes do Protocolo de Biossegurança.
Pelo documento, o funcionamento da biblioteca é considerado de risco moderado e deve ser realizado somente a partir da fase III. Soma-se a isso a situação apurada em 21/01 na Santa Casa de Ouro Preto, com taxa de ocupação de 100% dos leitos da UTI e de 71,43% dos de isolamento destinados a pacientes com Covid-19, o que reforça a recomendação do Comitê.