O lançamento do programa acontece na segunda-feira (19), às 19 h, de forma remota, com a participação da reitora da UFOP, Cláudia Marliére, do diretor geral do IFMG, Reginato Fernandes dos Santos, de representantes da Samarco e de entidades do distrito.
O programa é fruto de uma iniciativa de servidores das duas instituições que culminou na participação em um edital interinstitucional entre UFOP, UFMG, UFV e IFMG/OP. A aprovação da proposta garantiu recursos da Vara do Trabalho de Ouro Preto e do Ministério Público do Trabalho advindos de multas trabalhistas decorrentes do rompimento da barragem da Samarco.
Denominado "UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira", o programa prevê o desenvolvimento de três ações definidas a partir de demandas apresentadas pela comunidade:
a) Acalento - grupo de cuidado e acolhimento de Antônio Pereira
b) Curso profissionalizante de panificação e quitandas
c) Pereira.LAB! - curso de informática e robótica
As ações do programa foram elaboradas de forma coletiva, envolvendo representantes da Associação Arte Mãos e Flores, Associação das Costureiras Vale da Benção, Associação Mãos que Brilham, Grupo de Desenvolvimento de Antônio Pereira (GDAP), Casa Escola, Brigada do Bombeiro Civil, Campo Manuel Furtado, igrejas Católicas e Batista, Associação Musical Senhora da Lapa e Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo.
Além dessas entidades, também se envolveram instituições e órgãos públicos do distrito, como a Escola Estadual Daura de Carvalho, Escola Estadual Antônio Pereira, Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como o Serviço Nacional de Emprego (SINE), Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Rede de Atenção Psicossocial ― os três últimos ligados à Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
As atividades serão coordenadas pelos professores da UFOP Aisllan Diego de Assis (Medicina), Cristiano Luís Turbino de França e Silva (Engenharia de Produção) e Silvia Mendonça Vieira (Ciência e Tecnologia de Alimentos) e pelos técnicos-administrativos Flávio Andrade e Gilceia Freitas Magalhaes (Pró-Reitoria de Extensão).