Na continuidade da série de matérias sobre as Empresas Juniores (EJs) da Universidade Federal de Ouro Preto, traremos a partir de hoje um pouco da trajetória e da atuação de cada uma. Para começar, apresentamos a Verbalize! Jr., a empresa do curso de Jornalismo da UFOP.
Fundada em 2012, a EJ busca oferecer aos alunos do curso uma oportunidade de contato com vivências profissionais durante a graduação. Nela, os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre vivência empresarial; projetos de comunicação, como gerenciamento de mídias sociais; assessoria de imprensa e criação de identidade visual, aplicando os conhecimentos aprendidos em sala de aula.
A presidente da Verbalize!, Bárbara Machado, conta que entrou na empresa como Assessora de Projetos e assumiu, logo de início, o cargo de diretora do setor. "Me sinto muito feliz e orgulhosa com todas as conquistas da empresa. Posso te dizer que cresci e amadureci muito, tanto pelo relacionamento com os clientes, quanto por estar ali para garantir o bom funcionamento da empresa", diz.
Hoje a empresa é considerada de "alto crescimento" — já bateu as metas de 2021 relacionadas ao faturamento e ao número de projetos em execução e de membros executando projetos. E o objetivo é se tornar, até o final do ano, uma "empresa de impacto", o que pode ser conquistado com boas avaliações em projetos que contemplem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
ATUAÇÃO - Um dos projetos de destaque desenvolvidos pela EJ recentemente é o gerenciamento de mídias sociais de uma escola de idiomas de Ouro Preto, em um contrato que deve durar no mínimo dois anos. "É um projeto do qual a gente sente muito orgulho, pelo que vem sendo feito, pela relação que vem sendo construída e pelo que a gente causa na comunidade de Ouro Preto", conta Bárbara.
"Ter na Universidade um apoio para participar dessas iniciativas é uma oportunidade incrível para o futuro profissional. A gente descobre um universo muito grande, faz muitos contatos com empresas juniores e seniores. É um ambiente de muito aprendizado e crescimento", conclui, destacando a importância do ambiente das EJs na vida acadêmica dos estudantes.