Em cerimônia realizada virtualmente na tarde desta quinta (12), a nova diretora do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), Roberta Eliane, tomou posse do cargo.
Roberta é professora do Departamento de Química da UFOP (Dequi) e possui pós-doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já a vice-diretora da gestão 2021-2025, Patrícia de Abreu, é professora do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) e doutora em Genética Evolutiva e de Populações, também pela UFMG.
Em seu discurso, a nova diretora reconheceu os desafios de assumir o cargo em um momento tão delicado para a UFOP e para o mundo de maneira geral, mas enfatizou que "foi esse amor que nós temos pelo Instituto [Iceb] que nos fez encarar a candidatura. Nos próximos quatro anos, os desafios serão enormes, mas podemos aprender muito com eles".
O evento também contou com a participação da reitora, Cláudia Marliére, que agradeceu "a dedicação e o compromisso" dos ex-diretores André Talvani e Rodrigo Fernando, também presentes na cerimônia, e destacou: "vejo um futuro brilhante para o Iceb, apesar das adversidades que vivemos".
ICEB - Localizado no campus Morro do Cruzeiro, o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas conta atualmente com mais de 1.300 alunos matriculados e integra os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Matemática, Ciência da Computação, Estatística, Física, Química e Química Industrial.