Fundada em 2013, a Ascender Jr. é a terceira empresa júnior apresentada em nossa série de matérias. A EJ do curso de Engenharia Elétrica da UFOP, localizado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), fica no Campus João Monlevade e possui atualmente 14 membros que atuam nas áreas de projetos elétricos, painéis fotovoltaicos, eficiência energética e consultoria e treinamentos.
"Eu acredito que a Ascender tem uma importância muito grande para o nosso Campus, especialmente no sentido de grandiosidade do que a gente pode alcançar, trazendo resultados satisfatórios também para a Universidade", conta Marcelo Isidoro, diretor-presidente da Ascender, apontando que nos últimos dois anos a empresa vem crescendo, atraindo mais pessoas e tendo maior participação da comunidade acadêmica.
Um dos projetos de destaque da EJ foi a criação de um dispositivo de chamada para um asilo de João Monlevade para auxiliar no atendimento dos idosos. "Isso auxiliou muito, a gente automatizou o sistema de chamadas. Os pacientes não precisavam mais gritar para chamar a enfermeira. Com um simples botão, o paciente conseguia chamar e as enfermeiras visualizavam a chamada no painel", explica Marcelo.
Outro projeto de destaque, que está sendo realizado atualmente, é com a Colônia Bom Samaritano, uma associação sem fins lucrativos que cuida de dependentes químicos. A Ascender executa projetos elétricos, realiza palestras, treinamentos e capacitações, além de ajudar a comunidade quanto à eficiência energética para redução dos custos e gastos com energia elétrica.
DIVERSIDADE - Marcelo destaca que a EJ busca fomentar a diversidade entre os seus membros. "Quando eu assumi como diretor de Gestão Interna, em 2019, não havia mulheres na gestão", conta. Ele resolveu, então, propor iniciativas que mudassem o perfil dos membros e trazer, por meio do processo seletivo, mais mulheres, pessoas LGBTQIA+, pretas e oriundas de escola pública à EJ, que hoje conta com um terço de participação feminina na gestão.
A diversidade, a inclusão e o combate à discriminação são valores que a EJ vem buscando incorporar à sua marca para criar um ambiente que possa oferecer mais oportunidade às minorias do curso, que antes não se viam espelhadas na empresa e hoje podem construir uma EJ mais inclusa e diversa.