skip to content

Ascender Jr: ação social através da diversidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
 
Fundada em 2013, a Ascender Jr. é a terceira empresa júnior apresentada em nossa série de matérias. A EJ do curso de Engenharia Elétrica da UFOP, localizado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), fica no Campus João Monlevade e possui atualmente 14 membros que atuam nas áreas de projetos elétricos, painéis fotovoltaicos, eficiência energética e consultoria e treinamentos.
 
"Eu acredito que a Ascender tem uma importância muito grande para o nosso Campus, especialmente no sentido de grandiosidade do que a gente pode alcançar, trazendo resultados satisfatórios também para a Universidade", conta Marcelo Isidoro, diretor-presidente da Ascender, apontando que nos últimos dois anos a empresa vem crescendo, atraindo mais pessoas e tendo maior participação da comunidade acadêmica.
 

whatsapp_image_2021-07-29_at_18.27.37.jpeg

Divulgação
Membros da Ascender Jr em reunião virtual
 
Um dos projetos de destaque da EJ foi a criação de um dispositivo de chamada para um asilo de João Monlevade para auxiliar no atendimento dos idosos. "Isso auxiliou muito, a gente automatizou o sistema de chamadas. Os pacientes não precisavam mais gritar para chamar a enfermeira. Com um simples botão, o paciente conseguia chamar e as enfermeiras visualizavam a chamada no painel", explica Marcelo.
 
Outro projeto de destaque, que está sendo realizado atualmente, é com a Colônia Bom Samaritano, uma associação sem fins lucrativos que cuida de dependentes químicos. A Ascender executa projetos elétricos, realiza palestras, treinamentos e capacitações, além de ajudar a comunidade quanto à eficiência energética para redução dos custos e gastos com energia elétrica.
 

whatsapp_image_2021-07-29_at_18.26.53.jpeg

Divulgação
Ação da EJ na Colônia Bom Samaritano
 
DIVERSIDADE - Marcelo destaca que a EJ busca fomentar a diversidade entre os seus membros. "Quando eu assumi como diretor de Gestão Interna, em 2019, não havia mulheres na gestão", conta. Ele resolveu, então, propor iniciativas que mudassem o perfil dos membros e trazer, por meio do processo seletivo, mais mulheres, pessoas LGBTQIA+, pretas e oriundas de escola pública à EJ, que hoje conta com um terço de participação feminina na gestão.
 
A diversidade, a inclusão e o combate à discriminação são valores que a EJ vem buscando incorporar à sua marca para criar um ambiente que possa oferecer mais oportunidade às minorias do curso, que antes não se viam espelhadas na empresa e hoje podem construir uma EJ mais inclusa e diversa.
 
Conheça mais sobre a Ascender Jr. no Instagram.
 

Veja também

6 Dezembro 2021

A EJ desta semana é a Scale Up, dos cursos de Química Industrial e Licenciatura em Química da UFOP, localizados...

Leia mais

29 Novembro 2021

A empresa júnior da semana é do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFOP, que fica no Campus...

Leia mais

22 Novembro 2021

A empresa júnior desta semana é a Rever, do curso de Letras, que fica localizado no Instituto de Ciências Humanas...

Leia mais

8 Novembro 2021

Empresa júnior do curso de Engenharia de Produção da UFOP, localizado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), no...

Leia mais