Ir para o conteúdo

Projeto "Sujeitos de suas Histórias" produz podcast sobre isolamento social com alunos de escola pública

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Estudantes do 6º e 9º ano da escola Escola Municipal de Paracatu de Baixo (EMPB) participaram da produção do podcast com relatos de suas memórias neste momento de isolamento social e de aulas remotas. Em uma viagem no tempo, eles também construíram cenários imaginados para o futuro. 
 
A produção do podcast foi feita pelo Projeto de Extensão "Sujeitos de suas Histórias", desenvolvido pelos professores do Departamento de Jornalismo Karina Gomes Barbosa e André Carvalho. Além dos professores, o projeto contou também com a atuação das alunas do curso de jornalismo Lavínia Torres, bolsista do projeto "Memórias do Trauma", e Victória Oliveira, bolsista do projeto "Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana". 
 
Durante o processo de produção, os estudantes puderam acompanhar conteúdos teóricos com temas como história do rádio e linguagem sonora. Atividades práticas também foram desenvolvidas, como a gravação dos materiais e encontros semelhantes a reuniões de pauta. 
 
Após as reuniões e a escolha do tema, os alunos se organizaram e, a partir de oficinas, realizaram as gravações. Entre os participantes da locução e produção estão Carlos Daniel Nascimento, João Victor Angelino, Keila Paschoal, Luiz Felipe da Cruz, Maria Emília de Sousa Silva, Rayssa Campos, Pedro Henrique Paschoal, além da professora de Ciências da escola, Luciana Drummond.
 
O roteiro foi desenvolvido pelas bolsistas, assim como a organização da narrativa e dos materiais sonoros. A edição foi realizada por Lavínia Torres.
 
O produto final, o podcast "Identidades e Memórias com Paracatu de Baixo", com duração de 30 minutos, está disponível no perfil do projeto na plataforma. 
 
Mais informações na página do projeto "Sujeitos de suas Histórias". 
 

ra o acesso a partir do 

Veja também

24 Abril 2024

O coletivo Transvê Poesias, criado por alunos da UFOP, homenageou o poeta brasileiro Manoel de Barros na Festa Literária Abril...

Leia mais

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais