Estudantes do 6º e 9º ano da escola Escola Municipal de Paracatu de Baixo (EMPB) participaram da produção do podcast com relatos de suas memórias neste momento de isolamento social e de aulas remotas. Em uma viagem no tempo, eles também construíram cenários imaginados para o futuro.
A produção do podcast foi feita pelo Projeto de Extensão "Sujeitos de suas Histórias", desenvolvido pelos professores do Departamento de Jornalismo Karina Gomes Barbosa e André Carvalho. Além dos professores, o projeto contou também com a atuação das alunas do curso de jornalismo Lavínia Torres, bolsista do projeto "Memórias do Trauma", e Victória Oliveira, bolsista do projeto "Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana".
Durante o processo de produção, os estudantes puderam acompanhar conteúdos teóricos com temas como história do rádio e linguagem sonora. Atividades práticas também foram desenvolvidas, como a gravação dos materiais e encontros semelhantes a reuniões de pauta.
Após as reuniões e a escolha do tema, os alunos se organizaram e, a partir de oficinas, realizaram as gravações. Entre os participantes da locução e produção estão Carlos Daniel Nascimento, João Victor Angelino, Keila Paschoal, Luiz Felipe da Cruz, Maria Emília de Sousa Silva, Rayssa Campos, Pedro Henrique Paschoal, além da professora de Ciências da escola, Luciana Drummond.
O roteiro foi desenvolvido pelas bolsistas, assim como a organização da narrativa e dos materiais sonoros. A edição foi realizada por Lavínia Torres.
O produto final, o podcast "Identidades e Memórias com Paracatu de Baixo", com duração de 30 minutos, está disponível no perfil do projeto na plataforma.
Mais informações na
página do projeto "Sujeitos de suas Histórias".