Ir para o conteúdo

Live comemora 39 anos da Adufop neste sábado (6)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A live celebra o aniversário da Associação dos Docentes da UFOP (Adufop) e traz a reflexão sobre o tempo presente e os desafios postos à educação, à universidade pública e às entidades que pautam as lutas sociais e sindicais nesse âmbito O evento acontece amanhã (6), às 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da entidade.
 
A comemoração conta com duas apresentações musicais: Zé Miranda, músico que que compõe sobre os impasses e angústias do povo brasileiro, e Giselle Couto, cantora e compositora que apresenta músicas de sambistas brasileiros e seu repertório autoral.
 
Além da comemoração dos 39 anos, a live lança a campanha Adufop 40 anos, que tem objetivo de promover uma série de atividades para resgatar a história e memória da entidade, dar voz e vez àqueles que assumiram o compromisso de conduzir e construir o sindicato ao longo dos anos, mostrar o protagonismo e contribuições da Associação nas lutas locais, refletir sobre os atuais desafios sindicais da educação superior pública e articular cada vez os sindicalizados.
 
ADUFOP — a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto foi fundada em 4 de novembro de 1982 e atualmente conta com mais 660 sindicalizados, entre docentes em atividade e aposentados relacionados aos três campi da UFOP. A Associação atua nas lutas pela emancipação da classe trabalhadora e em favor da valorização do trabalho docente.
 
ZÉ MIRANDA — O cantor Zé Miranda é graduado no curso de Letras da UFOP. É natural de Ouro Branco e morou por 6 anos em Mariana, onde defendeu em 2021 sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFOP, na qual estudou relações entre o cancioneiro nordestino, a literatura e o cinema brasileiro. Atualmente, Zé leciona numa escola da rede pública em Mariana e vem trabalhando nas canções do seu disco de estreia, "LEIA A BULA". O álbum será composto de 10 canções autorais que falam sobre os impasses e angústias do povo brasileiro e os desafios impostos às artes.
 
GISELLE COUTO —  Giselle estudou música na UFOP e inicia sua carreira musical na região dos Inconfidentes. Ela é presença frequente nas rodas de samba e choro do cenário mineiro atual. Iniciou sua trajetória no samba em 2002 com o grupo Samba na Ladeira em Ouro Preto. Em 2013 foi uma das cantoras de samba residente do projeto Samba da Madrugada em Belo Horizonte. Neste ano, Giselle fará um lançamento virtual do seu novo disco “NATUREZA”, com produção musical e arranjos do violonista Thiago Delegado.
 

Veja também

30 Abril 2024

Em maio, o Centro de Artes e Convenções da UFOP recebe eventos institucionais e culturais. A programação inclui, dentre outras...

Leia mais

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais