Ir para o conteúdo

Grupo de Pesquisa avalia segurança alimentar e nutricional de alunos da rede pública na pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Grupo de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde Coletiva (Gpensc) da Escola de Nutrição (Enut) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desenvolveu um estudo com o objetivo de monitorar a situação de segurança alimentar e nutricional nos domicílios dos alunos da rede pública durante a pandemia e neste momento de melhora do cenário da covid-19. O Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (Esanp) é realizado por professoras, doutorandas e alunos do curso de Nutrição e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação de Mariana e Ouro Preto.
 
Em duas fases já realizadas, a pesquisa reuniu informações sobre condições socioeconômicas e de enfrentamento da pandemia, sobre acesso e disponibilidade de alimentos, segurança alimentar, e também sobre comportamento sedentário no âmbito das famílias. 
 
Os resultados foram repassados para os gestores dos municípios, para a comunidade escolar e para os diretores e professores. Aos pais e responsáveis, através do Whatsapp, o grupo de pesquisa enviou uma cartilha sobre alimentação saudável, com opções de lanches para as crianças, e receitas mensais para uma alimentação simples e saudável no dia a dia.
 
Em entrevista para a Rádio UFOP Educativa, a professora Raquel de Deus Mendonça, coordenadora do projeto Esanp, explicou o que significa a segurança alimentar e nutricional e destacou sua importância: "Muitas pessoas acham que segurança alimentar e nutricional está relacionada à higiene, mas não é só isso. Segurança alimentar e nutricional está relacionada ao direito que todos nós temos de ter um acesso regular, permanente, ou seja, sempre, a alimentos com qualidade e quantidade suficiente. O que isso quer dizer? Que todas as pessoas tenham, então, uma alimentação de qualidade e quantidade suficiente para ela e para seus familiares. Isso, respeitando a cultura, as práticas alimentares, os ambientes. Ou seja, segurança alimentar e nutricional fala do acesso ao alimento, mas sem comprometer as outras necessidades essenciais, ou seja, de estudar, de saneamento básico, de ter uma moradia. Isso é segurança alimentar e nutricional".
 
A terceira fase do estudo terá início em dezembro deste ano, com a seleção de uma equipe de entrevistadores que voltará a conversar com os participantes para acompanhamento das condições de segurança alimentar nos domicílios avaliados.
 
Em 2021, trabalhos produzidos a partir do Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 foram apresentados em congressos como o Conbran, o V Conan e o 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 
 
Conheça mais detalhes sobre o estudo na entrevista da professora Raquel à Rádio UFOP. 
 
A publicação com os resultados da linha de base também está disponível. 

Veja também

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais

13 Novembro 2024

A estudante do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP Graziele de...

Leia mais