skip to content

Grupo de Pesquisa avalia segurança alimentar e nutricional de alunos da rede pública na pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Grupo de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde Coletiva (Gpensc) da Escola de Nutrição (Enut) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desenvolveu um estudo com o objetivo de monitorar a situação de segurança alimentar e nutricional nos domicílios dos alunos da rede pública durante a pandemia e neste momento de melhora do cenário da covid-19. O Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (Esanp) é realizado por professoras, doutorandas e alunos do curso de Nutrição e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação de Mariana e Ouro Preto.
 
Em duas fases já realizadas, a pesquisa reuniu informações sobre condições socioeconômicas e de enfrentamento da pandemia, sobre acesso e disponibilidade de alimentos, segurança alimentar, e também sobre comportamento sedentário no âmbito das famílias. 
 
Os resultados foram repassados para os gestores dos municípios, para a comunidade escolar e para os diretores e professores. Aos pais e responsáveis, através do Whatsapp, o grupo de pesquisa enviou uma cartilha sobre alimentação saudável, com opções de lanches para as crianças, e receitas mensais para uma alimentação simples e saudável no dia a dia.
 
Em entrevista para a Rádio UFOP Educativa, a professora Raquel de Deus Mendonça, coordenadora do projeto Esanp, explicou o que significa a segurança alimentar e nutricional e destacou sua importância: "Muitas pessoas acham que segurança alimentar e nutricional está relacionada à higiene, mas não é só isso. Segurança alimentar e nutricional está relacionada ao direito que todos nós temos de ter um acesso regular, permanente, ou seja, sempre, a alimentos com qualidade e quantidade suficiente. O que isso quer dizer? Que todas as pessoas tenham, então, uma alimentação de qualidade e quantidade suficiente para ela e para seus familiares. Isso, respeitando a cultura, as práticas alimentares, os ambientes. Ou seja, segurança alimentar e nutricional fala do acesso ao alimento, mas sem comprometer as outras necessidades essenciais, ou seja, de estudar, de saneamento básico, de ter uma moradia. Isso é segurança alimentar e nutricional".
 
A terceira fase do estudo terá início em dezembro deste ano, com a seleção de uma equipe de entrevistadores que voltará a conversar com os participantes para acompanhamento das condições de segurança alimentar nos domicílios avaliados.
 
Em 2021, trabalhos produzidos a partir do Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 foram apresentados em congressos como o Conbran, o V Conan e o 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 
 
Conheça mais detalhes sobre o estudo na entrevista da professora Raquel à Rádio UFOP. 
 
A publicação com os resultados da linha de base também está disponível. 

Veja também

3 Dezembro 2021

A Universidade Federal de Ouro Preto participa de uma iniciativa de cooperação internacional desenvolvida em parceria com outras sete universidades...

Leia mais

30 Novembro 2021

Os resultados finais da avaliação dos projetos recomendados nos editais de seleção de orientadores de Iniciação Científica são para o...

Leia mais

22 Novembro 2021

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) divulga o resultado preliminar dos projetos recomendados nos editais de seleção de...

Leia mais

22 Novembro 2021

O Laboratório Multiusuários de Microscopia Avançada e Microanálises (LMU-MAN), do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), da UFOP, integra...

Leia mais