O projeto "Efetividade de intervenção nutricional para controle da Hipertensão Arterial Sistêmica na Atenção Primária à Saúde" (HipertenSUS) é realizado pela Escola de Nutrição da UFOP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto.
O objetivo da pesquisa é avaliar a efetividade da intervenção nutricional pautada em entrevista motivacional e no Guia Alimentar para a População Brasileira para o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados.
O estudo é realizado em pessoas assistidas pela Atenção Primária à Saúde de Ouro Preto. Em novembro de 2021, o projeto realizou um diagnóstico situacional sobre a percepção da população em relação ao sistema alimentar de Ouro Preto. A próxima atividade consiste em acompanhar usuários do sistema de saúde com diagnóstico de HAS por seis meses, por meio de atendimento individual nas Unidades Básicas de Saúde do município. Os atendimentos à comunidade começam na próxima segunda (7).
Os resultados da pesquisa vão contribuir para a avaliação e planejamento das políticas de alimentação e nutrição de Ouro Preto.
HAS - É uma doença crônica que pode ser causada por diversos fatores, tais como tabagismo, má alimentação, sedentarismo, entre outros. Afeta a pressão arterial, que, se elevada a um nível não recomendado, pode causar insuficiência dos órgãos.
Para mais informações,
acesse.