A Geoconsultoria, empresa júnior do curso de Engenharia Geológica, curso ofertado no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, foi fundada em 1992 e é a primeira empresa de geociências do Brasil. Os serviços por ela oferecidos são:
- Laudo Geotécnico: laudo sobre a estabilidade do terreno, para construção ou regularização perante a prefeitura;
- Analise Geoquímica: análise de águas, solos, sedimentos e rochas;
- Geoprocessamento: tratamento das informações geográficas ou de dados georreferenciados;
- Hidrogeologia: mapeamento, avaliação de disponibilidade hídrica, caracterização e outorga de poços;
- Petrologia e Petrografia: confecção de lâminas, descrição macro e micro, e análise de química mineral.
Na Geoconsultoria, os alunos podem entender e desenvolver os aprendizados do curso na prática. Além disso, os diversos cargos dentro da empresa agregam conhecimentos de outras áreas. Lídia Oliveira, assessora do setor comercial, conta que adquiriu novos conhecimentos como membro da EJ: "Dentro do setor comercial pude desenvolver diversas habilidades, como comunicação, marketing, crescimento pessoal e entendimento dos serviços prestados pela empresa".
A EJ desenvolve dois projetos de extensão. O Programa Educacional de Geologia em Áreas de Riscos (Pegar) e o Percepção. O Pegar tem o objetivo de instruir jovens sobre os aspectos básicos da geologia e seus riscos, enquanto o Percepção busca fazer um mapeamento desses riscos de acordo com a percepção da comunidade.
Durante sua trajetória, a Geoconsultoria atuou em grandes trabalhos. Um deles foi a confecção de mapas temáticos da geologia local na cidade de Mungo (Angola), para localizar diamantes. O trabalho foi feito com uso do Arcgis, software de servidor e serviços de sistema de informações geográficas para análise e mapeamento baseado em nuvem. A EJ também fez um mapeamento hidrogeológico de algumas áreas de Mariana em conjunto com a empresa GeoScan. Outra atividade realizada consistiu na confecção de um relatório geotécnico para construções em regiões vulneráveis de Ouro Preto. A empresa absorveu a maior parte do valor do serviço.
DO REMOTO AO PRESENCIAL - Assim como outras empresas juniores da UFOP, a Geoconsultoria teve mudanças na sua forma de trabalhar durante o período pandêmico. O organograma da EJ foi reestruturado e houve a necessidade de dinamizar algumas reuniões. Contudo, "mesmo sendo uma adversidade, a situação se mostrou muito produtiva para o contexto da empresa", pontua Lídia.
Com a volta do presencial, a empresa está se renovando. Enquanto trabalhavam remotamente, alguns estudantes mais antigos acabaram saindo e os mais novos tomaram a frente. A assessora acredita que a saída do remoto trouxe uma nova perspectiva de crescimento.