Ir para o conteúdo

Geoconsultoria Jr. proporciona oportunidade de aprendizado aos graduandos do curso

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Geoconsultoria, empresa júnior do curso de Engenharia Geológica, curso ofertado no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, foi fundada em 1992 e é a primeira empresa de geociências do Brasil. Os serviços por ela oferecidos são:
 
- Laudo Geotécnico: laudo sobre a estabilidade do terreno, para construção ou regularização perante a prefeitura;
 
- Analise Geoquímica: análise de águas, solos, sedimentos e rochas;
 
- Geoprocessamento: tratamento das informações geográficas ou de dados georreferenciados;
 
- Hidrogeologia: mapeamento, avaliação de disponibilidade hídrica, caracterização e outorga de poços;
 
- Petrologia e Petrografia: confecção de lâminas, descrição macro e micro, e análise de química mineral.
 
Na Geoconsultoria, os alunos podem entender e desenvolver os aprendizados do curso na prática. Além disso, os diversos cargos dentro da empresa agregam conhecimentos de outras áreas. Lídia Oliveira, assessora do setor comercial, conta que adquiriu novos conhecimentos como membro da EJ: "Dentro do setor comercial pude desenvolver diversas habilidades, como comunicação, marketing, crescimento pessoal e entendimento dos serviços prestados pela empresa".
 

2.png

Arquivo pessoal
Equipe reunida em trabalho de campo antes da pandemia
 
A EJ desenvolve dois projetos de extensão. O Programa Educacional de Geologia em Áreas de Riscos (Pegar) e o Percepção. O Pegar tem o objetivo de instruir jovens sobre os aspectos básicos da geologia e seus riscos, enquanto o Percepção busca fazer um mapeamento desses riscos de acordo com a percepção da comunidade.
 
Durante sua trajetória, a Geoconsultoria atuou em grandes trabalhos. Um deles foi a confecção de mapas temáticos da geologia local na cidade de Mungo (Angola), para localizar diamantes. O trabalho foi feito com uso do Arcgis, software de servidor e serviços de sistema de informações geográficas para análise e mapeamento baseado em nuvem. A EJ também fez um mapeamento hidrogeológico de algumas áreas de Mariana em conjunto com a empresa GeoScan. Outra atividade realizada consistiu na confecção de um relatório geotécnico para construções em regiões vulneráveis de Ouro Preto. A empresa absorveu a maior parte do valor do serviço.
 

1.png

Arquivo Pessoal
Reencontro dos estudantes após o período remoto
 
DO REMOTO AO PRESENCIAL - Assim como outras empresas juniores da UFOP, a Geoconsultoria teve mudanças na sua forma de trabalhar durante o período pandêmico. O organograma da EJ  foi reestruturado e houve a necessidade de dinamizar algumas reuniões. Contudo, "mesmo sendo uma adversidade, a situação se mostrou muito produtiva para o contexto da empresa", pontua Lídia.
 
Com a volta do presencial, a empresa está se renovando. Enquanto trabalhavam remotamente, alguns estudantes mais antigos acabaram saindo e os mais novos tomaram a frente. A assessora acredita que a saída do remoto trouxe uma nova perspectiva de crescimento.
 
Saiba mais sobre a Geoconsultoria Jr. no site da empresa.
 

Veja também

25 Outubro 2023

A Projet, empresa júnior do curso de Engenharia de Produção, abriu inscrições para o processo seletivo deste semestre. Confira o...

Leia mais

10 Outubro 2023

A Formulare, empresa júnior do curso de Farmácia da UFOP, publica edital para seleção de novos integrantes. As inscrições podem...

Leia mais

3 Maio 2023

A Projet, empresa júnior de Engenharia de Produção, abre processo seletivo para estudantes do curso. Os interessados devem ter disponibilidade...

Leia mais

21 Junho 2022

A Visão Jr. é a empresa júnior do curso de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, localizada no Instituto...

Leia mais