Após um período de 10 anos de negociações, a Rádio UFOP Mariana foi inaugurada na sexta-feira (29), em uma breve cerimônia no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa).
Estiveram presentes a reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima, o diretor do Icsa, José Benedito Donadon Leal, a servidora e chefe da Divisão de Rádio da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI), Luana Viana, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Lucas Pereira, e o prefeito de Mariana, Juliano Duarte. Estavam presentes também servidores, bolsistas e trabalhadores terceirizados da DCI UFOP.
As negociações para o funcionamento da Rádio iniciaram em 2011, com o lançamento do edital de habilitação para rádios educativas pelo Ministério das Comunicações. Em 2012, a Universidade recebeu o parecer favorável para a criação da rádio, mas apenas em 2017 aconteceu a concessão da emissora para a UFOP. Por fim, em 1º de maio de 2020 começou a funcionar a rádio UFOP Mariana em caráter experimental, e agora, com a retomada presencial, a rádio foi inaugurada.
A reitora Cláudia Marliére afirmou que "é função da Universidade colocar o que for melhor para a formação dos alunos e o que tem de melhor para ser oferecido à sociedade", e se referiu ao rádio com afeto: "A lembrança que ele nos traz da infância, com os nossos pais, avôs e avós, e passa de geração em geração...".
Luana Viana destacou o caráter educativo da Rádio: "É um ambiente que vai proporcionar aprendizado tanto para os alunos de Jornalismo quanto para os alunos que não são do curso, mas que também querem fazer parte e trabalhar com rádio; e também para a cidade de Mariana, porque a gente precisa desse contato da Universidade com a comunidade".
A implementação da rádio vem para contribuir com a formação dos alunos e alunas do curso de Jornalismo. Com uma comunicação pública de caráter educativo, abrirá possibilidades para a participação da comunidade de Ouro Preto e Mariana.
Também presente na cerimônia, o prefeito de Mariana Juliano Duarte destacou as futuras parcerias com a Universidade Federal de Ouro Preto, já que na sexta-feira mais cedo foi assinado protocolo de intenções entre a prefeitura e a UFOP para ações sobretudo de extensão e pesquisa. "A Prefeitura pretende cada vez mais utilizar desse corpo técnico, tão qualificado que a UFOP tem e que muitas vezes não é utilizado pela administração pública municipal", reforçou.
O diretor do Icsa complementou que “o rádio veio para ficar, mesmo com as novas formas de se fazer rádio, a transmissão por streamings, os podcasts que invadiram outras plataformas, mas a vida, a essência vem do rádio", ressaltou Donadon.
Na placa de inauguração, descerrada na solenidade, constam os nomes dos envolvidos no processo de implantação da Rádio UFOP Mariana. A primeira transmissão oficial da Rádio UFOP FM em Mariana foi realizada durante o evento de inauguração. A Rádio UFOP Mariana já está no ar e pode ser sintonizada na frequência 103,5 FM.