O objetivo é uma atuação conjunta para executar políticas públicas de informação, educação e defesa do consumidor, a partir da atuação de dois projetos de extensão vinculados ao Núcleo de Direito do Consumidor (NDCon) da UFOP, coordenado pelo professor Felipe Comarela. A assinatura do convênio aconteceu nesta segunda (9), no auditório do Procon de Ouro Preto.
Entre as principais ações a serem realizadas estão a produção de conteúdos informativos para ampla divulgação, relacionados às principais queixas recebidas pelo Procon de Ouro Preto, a promoção de palestras em escolas públicas e o atendimento jurídico para os casos mais complexos que serão enviados ao projeto do NDCon-UFOP que está vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica da UFOP (NAJOP).
Estiveram presentes para a assinatura a reitora Cláudia Marliére; o coordenador do NDCon-UFOP, Felipe Comarela Milanez; o prefeito Angelo Oswaldo; a vice-prefeita, Regina Braga; o vereador Alessandro Sandrinho; o procurador-geral do município, Diogo Ribeiro; e o coordenador do Procon, Narciso Gonçalves.
A reitora Cláudia Marliére ressaltou a importância das parcerias com as prefeituras para beneficiar a população: "Temos diversas parcerias desde o início desta gestão. Acredito que a cada dia essa união com as instituições públicas se fortalece, e quem ganha com isso é a sociedade. Algo que tem sido feito e tido resultados como, por exemplo, a UFOP ter ficado em 1º lugar no The Impact Ranking de 2022 no quesito 'atenção à comunidade fora da Universidade'."
A cerimônia foi transmitida pelo
Youtube da Prefeitura de Ouro Preto.