Intitulado "Atualização sobre diagnóstico rápido para Covid-19: uma revisão sistemática", o trabalho foi realizado pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Biologia e Tecnologia de Microorganismos (LBTM) do Departamento de Ciências Biológicas (DCBI) da UFOP. A publicação foi realizada na última sexta (17) pela revista internacional Journal of Translational Medicine, que possui 4.9 de FI (fator de impacto) dentro da sua categoria.
Participaram do estudo os estudantes Bruna de Paula Dias, Cyntia Silva Ferreira, Camila Cavadas, Mariela Alves e Silva, Maria Laura Maximiano Dias Gomes, Orlando Alfredo Pineda Arrieta, Ricardo Lemes Gonçalves, Samara Mayra Soares Alves dos Santos e Wellington Carvalho Malta. O grupo é coordenado pelo professor Breno de Mello Silva.
No trabalho, a equipe realizou uma revisão sistemática de artigos científicos que descreveram as metodologias de diagnóstico entre novembro de 2020 e novembro de 2021, comparando os avanços nesse período com relação às metodologias que haviam sido descritas no primeiro ano da pandemia. Como resultado, o artigo destaca que houve melhorias na sensibilidade e acurácia do teste no segundo ano da pandemia. No entanto, ainda é necessário desenvolver testes que avaliem reações cruzadas com doenças causadas por coronavirus endêmicos não patogênicos, bem como com outras doenças infecciosas que causam sintomas semelhantes à Covid-19.