Cortejos, shows, espetáculos cênicos, intervenções artísticas, exposições, oficinas, mostras de filmes, workshops e seminários tomaram novamente as ruas, praças e espaços culturais das cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade com a edição 2022 do Festival de Inverno, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento foi realizado de 1º a 17 de julho, com uma vasta e diversificada programação gratuita, que atraiu mais de 30 mil pessoas.
Este ano, o tema escolhido foi "Encontros", como uma forma de valorizar as trocas entre as cidades, a comunidade acadêmica, os artistas e o público. Além disso, marca a retomada das atividades culturais presenciais e dos encontros realizados após o período de isolamento social devido à pandemia de covid-19.
Atrações para agradar públicos diversos
Nos 17 dias de evento, foram realizadas atividades das mais diversas, que atraíram mais de 30 mil pessoas na programação específica promovida pela UFOP. Para a seleção de espetáculos cênicos e musicais, neste ano, a Instituição lançou um edital voltado para artistas residentes em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. O objetivo foi exaltar a produção artística local das três cidades. Foram rcebidas mais de 70 inscrições, das quais 23 atrações foram contempladas com a participação no evento.
A Caravana Festival executou oficinas e intervenções artísticas nas três cidades, incluindo um dia intenso no tradicional distrito marianense de Furquim.
O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com a Fundação Gorceix, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Aliança Francesa, além do apoio do Farid e da parceria institucional das Prefeituras de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.