Ir para o conteúdo

Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade mobiliza mais de 30 mil pessoas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Com: 
Acentue Comunicação
Cortejos, shows, espetáculos cênicos, intervenções artísticas, exposições, oficinas, mostras de filmes, workshops e seminários tomaram novamente as ruas, praças e espaços culturais das cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade com a edição 2022 do Festival de Inverno, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento foi realizado de 1º a 17 de julho, com uma vasta e diversificada programação gratuita, que atraiu mais de 30 mil pessoas.
 
Este ano, o tema escolhido foi "Encontros", como uma forma de valorizar as trocas entre as cidades, a comunidade acadêmica, os artistas e o público. Além disso, marca a retomada das atividades culturais presenciais e dos encontros realizados após o período de isolamento social devido à pandemia de covid-19.
 
Atrações para agradar públicos diversos
 
Nos 17 dias de evento, foram realizadas atividades das mais diversas, que atraíram mais de 30 mil pessoas na programação específica promovida pela UFOP. Para a seleção de espetáculos cênicos e musicais, neste ano, a Instituição lançou um edital voltado para artistas residentes em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. O objetivo foi exaltar a produção artística local das três cidades. Foram rcebidas mais de 70 inscrições, das quais 23 atrações foram contempladas com a participação no evento.
 
A Caravana Festival executou oficinas e intervenções artísticas nas três cidades, incluindo um dia intenso no tradicional distrito marianense de Furquim.
 
O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com a Fundação Gorceix, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Aliança Francesa, além do apoio do Farid e da parceria institucional das Prefeituras de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais