A delegação chilena apresentou aos representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) a Universidade e a região de Atacama, destacando a atividade mais presente no local, a mineração, mais especificamente a extração de cobre. Sabendo que a atividade também é muito presente em Ouro Preto e que os cursos de Engenharia de Minas, Geológica e Metalúrgica da UFOP são referências na área, a equipe chilena tem o intuito de importar processos e tecnologias desenvolvidas pela Universidade para aplicar em seu país.
O grupo visitante era composto pela diretora do Departamento de Engenharia Metalúrgica da Universidad de Atacama, Ana Rivera, pelo professor Alexis Guzmán, do mesmo Departamento, e pelo professor Diego Nascimento, do Departamento de Matemática. A reunião, realizada na última quinta-feira (4), teve participação da reitora da UFOP, Cláudia Marliére, do vice-reitor, Hermínio Nalini, da diretora de Relações Internacionais, Jaqueline Schultz, do coordenador de Convênios e Mobilidades Internacionais, Anderson Antônio, e do pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Thiago Cazati.
Na sexta-feira (5), a delegação chilena foi levada para uma visita a espaços da UFOP no Campus Morro do Cruzeiro. Foram apresentados os laboratórios dos departamento das engenharias Geológica e Metalúrgica e de materias, além do Instituto Tecnológico Vale e da Diretoria de Relações Internacionais da Universidade.
A programação ainda incluiu a palestra "Descubra la Universidad de Atacama", ministrada pelos visitantes, que teve como objetivo compartilhar com a comunidade acadêmica informações sobre a instituição chilena, abordando as oportunidades de estudos e pesquisas