O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile), realiza mais uma edição do Projeto de Intercâmbio Cultural e Artístico Travessia Itatiaia, no distrito de Itatiaia, em Ouro Branco, entre 18 e 28 de novembro. A iniciativa promove trocas culturais, pesquisas sobre saberes tradicionais e construção de uma estrutura lúdica na praça central da comunidade.
Nesta 5ª edição em terras mineiras, o Travessia reúne 44 estudantes e professores das áreas de Arquitetura e Design da PUC-Valparaíso, incluindo participantes noruegueses, franceses e espanhóis. Durante dez dias a comitiva vivencia práticas culturais, visita patrimônios locais e compartilha experiências com moradores que preservam histórias, técnicas e modos de vida característicos da região.
As travessias são realizadas anualmente desde 1984 e propõem realizar explorações poéticas e experimentais pelas Américas, com atividades que aproximam teoria e prática em escala real. Para os estudantes, o projeto representa a oportunidade de vivenciar processos colaborativos e compreender diferentes realidades latino-americanas.
A articulação local envolve moradores e lideranças comunitárias de Itatiaia. Ao comentar o impacto da chegada do grupo ao território, a advogada e moradora, Jéssica Dias, explica que "o projeto Travessia representa muito mais do que uma ação pontual. Ele simboliza a luta contínua da nossa comunidade por dignidade, reparação e fortalecimento coletivo".
O artista e articulador cultural Kelvin Adam destaca o impacto do encontro na valorização das tradições locais. Segundo ele, "o Travessia é um fomento cultural muito importante para Itatiaia, pois fortalece o reconhecimento das nossas práticas, modos e costumes tradicionais. É um importante movimento de decolonização, pois torna visível as influências indígenas e negras africanas na comunidade a partir de um movimento intercultural". Kelvin atua na reparação e valorização cultural da comunidade, a partir de seu trabalho com as ervas e encantarias.
Ao longo dos dez dias, o distrito recebe atividades abertas ao público, como rodas de conversa com mestres da comunidade, oficinas, visitas guiadas, caminhada ecológicas, apresentações artísticas e intercâmbios culturais entre moradores e estudantes.
O Travessia Itatiaia é uma ação de extensão e internacionalização da UFOP e conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Branco e de diversas instituições, associações comunitárias e moradores.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no
site da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso.