O acordo foi firmado pelo Laboratório de Controle e Automação Multiusuário (LabCAM) e pela Épsilon Automação LTDA, primeira empresa spin off da UFOP — ou seja, criada a partir do fomento da Universidade ao empreendedorismo, através da capacitação para criação de empresas. A parceria foi possibilitada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite), sob coordenação administrativa de Izabel Cristina da Silva.
A startup é formada pelos sócios Érica Silva Pinto, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC/UFOP), Matheus Neiva Teixeira, ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Instrumentação e Controle de Processos de Mineração (Proficam/ITV/UFOP), e Alan Kardek Rêgo Segundo, professor do Departamento de Engenharia de Controle e Automação (Decat/UFOP).
Segundo os termos do acordo, a empresa poderá utilizar a infraestrutura do LabCAM, sob coordenação do técnico Robson Nunes Dal Cal, para fabricar e comercializar os produtos protegidos por pedidos de patente, propiciando o desenvolvimento tecnológico e promovendo o incentivo à inovação na UFOP.
Recentemente, a empresa iniciou tratativas com a UFOP, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) para estabelecer acordos de transferências das seguintes tecnologias, das quais pelo menos um sócio da empresa é inventor:
- Sistema de monitoramento do solo e de controle de irrigação;
- Sistema de controle autônomo de irrigação;
- Sistema e método para medição de umidade de uma amostra de solo ou minério;
- Sistema de medição de umidade de minério aplicado a um transportador de correia;
- Método real-dual-frequency para medição de impedância capacitiva utilizando circuito conversos tensão-corrente.
ÉPSILON AUTOMAÇÃO LTDA - voltada para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas para os setores de agronegócio e mineração, a empresa pretende alavancar tecnologias protegidas pela UFOP, colocando-as no mercado a serviço do desenvolvimento econômico e social. É uma das empresas que fará parte da Incubadora de Empresas da UFOP, possibilitando o avanço do empreendedorismo acadêmico.