Ir para o conteúdo

Escola de Farmácia faz 184 anos e promove eventos de comemoração

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Grazzy Maria
Em comemoração a seus 184 anos, a Escola de Farmácia promove o VII Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto (Concifop). O evento conta com minicursos em diferentes áreas da Farmácia, rodas de conversa, exposição itinerante para as crianças de Ouro Preto e solenidade, com homenagem a ex-alunos, professores e técnicos que contribuíram para a formação da Escola. 
 
A vice-diretora da Escola de Farmácia, Glenda Nicioli da Silva, destaca que o evento celebra, além do aniversário, o retorno das atividades e o encontro de pessoas. "A gente vê a importância e tradição que tem a Escola de Farmácia tanto em Ouro Preto quanto nacional e internacionalmente. Então, depois de quase três anos que nós tivemos de pandemia, o aniversário vem comemorar essa volta a nossa realidade e vem unir as pessoas, com alunos e ex-alunos vindo para participar da festa". Ela acrescenta também que o Concifop engrandece o curso de Farmácia e promove trocas de experiências com profissionais da área vindos de diferentes partes do país.
 

concifop_2.jpg

Grazzy Maria
Estudantes participam dos eventos de comemoração dos 184 anos
 
Na programação do Concifop, uma das palestras, ministrada pelo professor do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio), Sérvio Pontes Ribeiro, abordou a temática das doenças infecciosas emergentes. O professor destacou que uma das principais causas da proliferação de doenças como a dengue é o aquecimento global. "Quando a média de temperatura do inverno, aqui na nossa região, ultrapassa o valor médio das décadas anteriores, o Aedes aegypti invade o sudeste brasileiro. Em 2007, o mosquito chegou a Ouro Preto e, em 2012, a dengue se tornou uma doença autóctone da cidade, fruto de um aumento das temperaturas do inverno e verão", explica.
 
Outra palestra teve o tema "Não é coisa da sua cabeça: como o ambiente acadêmico pode colocar em risco a sua saúde mental". Nela, a farmacêutica e terapeuta integrativa Luciana Inácio, uma das palestrantes, explicou que é importante orientar sobre como lidar com a ansiedade e o estresse causado pelo ambiente acadêmico. Isso porque, "ao entrar na universidade, os estudantes passam a ter responsabilidades que antes não tinham e as cobranças também aumentam. A dificuldade para lidar com essas pressões externas, expectativas e frustrações contribuem para o aumento da ansiedade, atrapalhando o desempenho da pessoa, impedindo que ela consiga fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia". 
 
O professor da Escola de Farmácia Orlando dos Santos, que também é tutor do PET do curso, disse que o evento, realizado por estudantes para estudantes, enriquece o aprendizado, pois são convidados profissionais da academia e do mercado para as palestras relacionadas à área. A organização do evento contou com a parceria da Fundação Ezequiel Dias (Funed), através do programa Ciência em Movimento, que, por meio de exposição itinerante, leva o conhecimento sobre animais peçonhentos no estado de Minas. Fábio Patrício, um dos representantes do programa presente, elogiou a organização do Concifop, afirmando ter sido "um dos melhores lugares, em termos de organização". Fábio destacou também o comprometimento e a dedicação dos estudantes como "fundamental para a concretização do evento". 
 
A programação deste e outros eventos que comemoram o aniversário da Escola de Farmácia segue até sábado (1º). 
 
 

img_0946.jpg

Grazzy Maria
Crianças de escolas de Ouro Preto prestigiam a exposição itinerante

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais