Criado por Rayan Martin em ter, 25/04/2023 - 10:12 | Editado por Regiane Barbosa há 1 ano.
O estudo intitulado "Contribuição da extensão universitária na formação em Educação Física" foi conduzido pelos ex-alunos do curso de Educação Física da UFOP Ígor Henrique da Costa e Kethlen Isabela, juntamente com as professoras Ida Berenice e Lenice Kappes Becker.
Em 2022, o conteúdo foi publicado na Revista Brasileira de Extensão Universitária e, em 2023, citado no capítulo "O ensino, a pesquisa e a extensão no Ensino Superior", do livro Preparação Pedagógica: concepções para a prática educativa no Ensino Superior. A obra busca trazer uma visão mais crítica sobre a razão de ser dos fenômenos, além de estimular a pesquisa.
Ígor declara estar satisfeito por ver seu trabalho render frutos fora dos muros da UFOP. "Estamos contribuindo de alguma forma para a prática educativa no Ensino Superior em outras instituições de ensino do país no que se refere à extensão universitária".
A pesquisa buscou analisar a contribuição da extensão universitária na formação acadêmica dos cursos de Educação Física da UFOP, tanto na licenciatura quanto no bacharelado. Por meio de um questionário, foram ouvidos 41 ex-alunos da UFOP, e 90,24% deles afirmaram que os projetos de extensão contribuíram para um melhor desempenho nas disciplinas do curso. Foi constatado também que 95,12% dos ex-alunos aplicaram algum conhecimento básico adquirido em projeto de extensão no mercado de trabalho.
A conclusão dos pesquisadores foi a de que os alunos egressos do curso de Educação Física da UFOP que participaram de algum projeto de extensão têm uma visão positiva desses processos, os quais propiciaram melhor desempenho nas disciplinas da grade curricular e na atuação direta na atividade profissional.
Segundo Ígor, "o trabalho se faz importante não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para a própria UFOP", uma vez que foi o primeiro trabalho a avaliar o impacto da extensão na formação do aluno na Universidade.
Para ler o estudo completo, acesse. O livro também pode ser acessado de forma gratuita.
Na foto, aula do projeto de extensão Fitness Pro, da Escola de Educação Física.