Criado por Cassiano Lucas em ter, 16/05/2023 - 08:56 | Editado por Patrícia Pereira há 1 ano.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebe até esta quarta-feira (17) o XIII Historicidades dos Processos Comunicacionais: Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros. Coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (Giro), com apoio do Cultura Fotográfica, o evento reúne cerca de 21 grupos de pesquisa de diversas instituições de todo o país.
Reunindo pesquisadores e docentes, o momento é uma oportunidade para se discutir propostas de reflexão, temas pertinentes ao redor das relações comunicacionais e apresentação de trabalhos.
O evento, segundo o organizador e professor do Departamento de Jornalismo da UFOP, Fred Tavares, "tenta pensar o tempo social como uma questão que atravessa as pesquisas de comunicação e como a comunicação lida com essas questões de forma específica".
historicidades.png
Para o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP (PPGCom) Eduardo Viana, o encontro foi uma oportunidade para entender um pouco mais sobre a proposta do próprio programa de graduação em comunicação da UFOP. "O meu projeto conversa muito com a proposta do encontro no que diz respeito ao entendimento de memória, espaço e temporalidade. Para mim, é interessante participar porque consigo ter noção de outras perspectivas sobre historicidade e tempo e da discussão de como o tempo atravessa a história e cria marcas na comunicação", conta.
REDE - O Historicidades é uma rede de pesquisa que surgiu em 2015, vinda do anseio de dez instituições de discutir e exercitar a compreensão dos processos comunicacionais. Atualmente a iniciativa conta com 20 instituições de ensino de todo o país, contando universidades e grupos de pesquisa.
A XIII edição é a segunda sediada na UFOP, que participa desde 2017. Com uma estimativa de participação de 60 a 80 participantes, o encontro é a prova do crescimento da rede e da ampliação da relevância da discussão.
Como resultado das discussões e do trabalho feito pelas universidades envolvidas, a iniciativa publica anualmente livros e dossiês, onde autores e pesquisadores, através de parcerias, conseguem expor todo o conteúdo compreendido nessas provocações.
Os trabalhos do Historicidade estão disponíveis no site.
Confira a programação do evento.