Ir para o conteúdo

UFOP sedia o XIII Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Felipe Rayann

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebe até esta quarta-feira (17) o XIII Historicidades dos Processos Comunicacionais: Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros. Coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (Giro), com apoio do Cultura Fotográfica, o evento reúne cerca de 21 grupos de pesquisa de diversas instituições de todo o país.

Reunindo pesquisadores e docentes, o momento é uma oportunidade para se discutir propostas de reflexão, temas pertinentes ao redor das relações comunicacionais e apresentação de trabalhos.

O evento, segundo o organizador e professor do Departamento de Jornalismo da UFOP, Fred Tavares, "tenta pensar o tempo social como uma questão que atravessa as pesquisas de comunicação e como a comunicação lida com essas questões de forma específica".

historicidades.png

Felipe Rayann
O encontro continua até quarta-feira (17).

Para o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP (PPGCom) Eduardo Viana, o encontro foi uma oportunidade para entender um pouco mais sobre a proposta do próprio programa de graduação em comunicação da UFOP. "O meu projeto conversa muito com a proposta do encontro no que diz respeito ao entendimento de memória, espaço e temporalidade. Para mim, é interessante participar porque consigo ter noção de outras perspectivas sobre historicidade e tempo e da discussão de como o tempo atravessa a história e cria marcas na comunicação", conta.

REDE - O Historicidades é uma rede de pesquisa que surgiu em 2015, vinda do anseio de dez instituições de discutir e exercitar a compreensão dos processos comunicacionais. Atualmente a iniciativa conta com 20 instituições de ensino de todo o país, contando universidades e grupos de pesquisa.

A XIII edição é a segunda sediada na UFOP, que participa desde 2017. Com uma estimativa de participação de 60 a 80 participantes, o encontro é a prova do crescimento da rede e da ampliação da relevância da discussão.

Como resultado das discussões e do trabalho feito pelas universidades envolvidas, a iniciativa publica anualmente livros e dossiês, onde autores e pesquisadores, através de parcerias, conseguem expor todo o conteúdo compreendido nessas provocações.

Os trabalhos do Historicidade estão disponíveis no site.

Confira a programação do evento.

 

Veja também

20 Junho 2024

O Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) será palco da 17ª Semana Nacional de Letras e do 4º Simpósio...

Leia mais

19 Junho 2024

Os resultados preliminares da seleção de Iniciação Científica para o 2º semestre de 2024 já estão disponíveis. Os recursos a...

Leia mais

18 Junho 2024

Os professores da UFOP, Aisllan Assis, da Escola de Medicina (Emed) e Siomara Aparecida da Escola de Educação Física (EEF),...

Leia mais

10 Junho 2024

O aluno Bernardo Almeida Rocha, do curso de Engenharia de Produção da UFOP teve seu artigo "Trucss: Empreendimento Social Promovendo...

Leia mais