Criado por Rayan Martin em qua, 24/05/2023 - 08:40 | Editado por Lígia Souza há 1 ano.
O documentário "Um crime entre nós" e o curta "Bate-papo, papo reto, sobre violência sexual contra crianças e adolescentes" foram exibidos com o intuito de marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, e suscitar a discussão sobre a vulnerabilidade infanto-juvenil.
Estiveram presentes mais de 160 pessoas, incluindo participantes do programa ProJovem, adolescentes de escolas de Ensino Médio da região, público atendido pelo Creas e Cras de Mariana, professores da rede pública, assistentes sociais, equipe técnica do Creas e estudantes da UFOP.
A exibição contou também com a presença do psicólogo Rodrigo Prado Evangelista, que produziu o curta-metragem exibido em conjunto com a equipe do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos "São Francisco" e adolescentes do município de Cambé (PR).
Os filmes exibidos instigaram o público para o debate sobre a raiz e as expressões do problema, além das formas de prevenção, proteção, denúncia e enfrentamento, mostrando mais uma vez a importância do acesso da população ao cinema, à cultura e a espaços coletivos de fruição estética e de reflexão crítica.
O evento foi organizado pelo Cine Faísca, um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Pesquisas e Extensão "Mineração do Outro", em parceria com o Cine Creas (equipamento e serviço de proteção social da Política de Assistência Social do município de Mariana).