Criado por Grazzy Maria em seg, 29/05/2023 - 10:17 | Editado por Lígia Souza há 1 ano.
Com o objetivo de dialogar sobre o direito à amamentação e empoderamento feminino, o projeto Andorinhas: Rede de Mulheres da UFOP promoveu, no último fim de semana, a "1ª Caminhada e o 1º Mamaço". Aberto à comunidade, o encontro proporcionou momentos de lazer para as mulheres e crianças.
As atividades tiveram início com uma prática de yoga, a fim de trabalhar o campo emocional e físico das mulheres presentes no encontro. Em seguida, ao som de "Cor de rosa choque", canção de Rita Lee, o grupo saiu para a caminhada de 2km. Os estudantes de Educação Física da UFOP organizaram uma playlist com músicas que abordam o universo feminino e, durante o percurso, as vozes das mulheres se somaram às canções como grito de liberdade.
12345_img_8891_4595122052427009559.jpg
A roda de conversa, uma das atividades propostas pelo grupo, reuniu as mulheres para um bate-papo sobre a amamentação. A professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora das Andorinhas, Gabriela de Souza, falou sobre a importância de falar sobre esse tema: "quando temos um filho achamos que amamentar é natural, mas não é assim! Para muitas mulheres amamentar é difícil, porque doí, porque muitas vezes a gente romantiza que nosso leite é fraco e precisa usar fórmula. Além disso, tem o direito à amamentação, em que muitas vezes nos questionamos se podemos ou não amamentar nossos filhos em determinados locais, pois as pessoas ficam olhando, o dono do estabelecimento por vezes não permite, e isso faz com que a mulher perca o desejo de amamentar".
Enquanto as mães participavam das ações, as crianças puderam se divertir em diversas atividades. Gabriela ressaltou a importância de incluir no evento um espaço de lazer para as crianças para que as mães pudessem participar da programação sem se preocupar com com quem deixar seus filhos.
Como parte da programação, também foram expostas fotografias sobre o tema da amamentação. A exposição continua no hall de entrada do Bloco de Salas de Aula, no Campus Morro do Cruzeiro.