Em parceria com outros médicos pesquisadores brasileiros, o professor da Escola de Medicina da Universidade Federal de ouro Preto, Leonardo Cançado Monteiro Savassi, compõe o grupo de pesquisa finalista ao 2º Prêmio Euro de Inovação na Saúde.
O grupo concorre ao prêmio com o estudo "TOGETHER Trial", que integra os projetos "Abordagem da insegurança alimentar em crianças sob situação de risco" e "Risco cardiovascular na atenção primária do SUS".
O estudo é a primeira pesquisa clínica no formato adaptativo realizada no Brasil. É considerado um dos três trabalhos mais importantes sobre a covid-19 ambulatorial e foi eleito o melhor ensaio clínico de 2021. O TOGETHER Trial trouxe ainda contribuições que modificaram a abordagem da doença em sua fase inicial, com reflexos importantes na saúde global, uma vez que revolucionou a pesquisa clínica da covid-19 e contribuiu com boa parte dos conhecimentos terapêuticos sobre a doença com pesquisas feitas por MFC em UBSs de Minas Gerais. A metodologia inovadora pode ser empregada na avaliação de outros problemas de saúde.
O formato pioneiro, direcionado à atenção primária do SUS, mostra que é possível realizar uma pesquisa altamente qualificada, evidenciando o papel da produção científica na melhoria da saúde da população brasileira.
Para votar, acesse o
site e vote em TOGETHER ADAPTIVE PLATFORM TRIAL, categoria Inovação em Terapias, médico Gilmar Reis.
Saiba mais no
site TOGETHER Trial.