O professor André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da UFOP, foi convidado para compor o Ministério dos Direitos Humanos, onde vai assumir a pasta de empreendedorismo e empregabilidade para a população LGBTQIAPN+.
Devido ao preconceito, há no mercado brasileiro um déficit de vagas de trabalho para pessoas LGBTQIAPN+. Para amenizar essa situação, uma estratégia que vem sendo consolidada é o empreendedorismo. Segundo o professor André, empreender "é um caminho que gera renda e oportunidades, sendo um viés para a carreira de membros da comunidade LGBTQIAPN+". Ele ressalta, porém, que é necessário adquirir um conhecimento prévio, a fim de evitar os erros mais comuns.
André desenvolve projetos sobre empreendedorismo na UFOP, como o Start Day, um evento que viabiliza a apresentação de projetos de estudantes das disciplinas de empreendedorismo ofertadas pela Universidade. Recentemente, lançou um livro que apresenta de forma resumida pontos relevantes do empreendedorismo, com o objetivo de dar visibilidade aos principais elementos que compõem a formação de novos negócios.