Ir para o conteúdo

Conselho Universitário aprova três propostas de cursos de doutorado na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Foram contemplados os Programas de Pós-Graduação em Ciências com Ênfase em Física de Materiais (Fimat), em Comunicação (PPGCOM) e em Letras: Estudos da Linguagem (Posletras). A decisão foi tomada em reunião realizada na última terça-feira (29) e vai contribuir para o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2025 que tratam da efetivação de novos doutorados. As propostas seguirão para a Capes e, se aprovadas, os cursos terão início em janeiro de 2026.
 
De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renata Guerra de Sá, as três propostas possuem grande relevância para a Universidade e vão trazer muitos benefícios quando forem inseridas em seus respectivos programas, pois vão atender à crescente demanda por pesquisadores altamente qualificados, que poderão contribuir para o avanço da pesquisa em suas áreas. Segundo ela, "é importante ressaltar que os cursos de mestrado dos programas contemplados obtiveram nota quatro na última avaliação quadrienal da Capes, o que é favorável para a implementação do doutorado".
 
A reitora Claudia Marliére reforça o significado da pós-graduação para a Universidade e para a sociedade: "É a partir da produção científica produzida dentro das instituições públicas federais que a gente dá uma maior contribuição para o avanço das pesquisas no País". Ela acrescenta que é preciso "lutar para que a inserção da UFOP seja maior, se destacando ainda mais como uma instituição com responsabilidade na formação de novos profissionais".
 
OS PROGRAMAS - O Fimat é um programa vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) e, com a criação do doutorado, vai impulsionar as pesquisas da UFOP. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renata Guerra de Sá, destaca que "será uma oportunidade para a Instituição se posicionar como centro de excelência e pesquisa na área de ciências. O Fimat atua há 11 anos na UFOP e possui uma inserção relevante no estado de Minas Gerais. Há algum tempo, observamos um interesse pelo programa, que poderá atender à crescente demanda por pesquisadores que vão contribuir para o avanço nas áreas de materiais estruturados e nanoestrurados".
 
Para o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Mateus Pereira, o programa de Pós-Graduação em Letras possui uma inserção importante na região e, com a aprovação do doutorado, vai atender à procura por essa especialização, além de contribuir com o avanço do conhecimento e da cultura dos novos pesquisadores. "Nossa área é predominantemente envolvida na formação de professores, e o doutorado vai trazer muitos benefícios para o ICHS, que ganhará mais um curso de pós-graduação. Essa é uma janela de oportunidades e será muito importante a aprovação desse curso", finaliza o diretor.
 
Já o curso de doutorado do PPGCOM, que será o primeiro do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa), fortalece a presença do Icsa em Mariana e em toda a região. De acordo com o diretor da unidade, Harrison Bachion Ceribeli, "a proposta é motivo de orgulho, pois vai contribuir para a verticalização dos cursos do Instituto. Se aprovada, a implementação vai atender às demandas de pesquisadores recém-formados e daqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos diante da linha de pesquisa que será ofertada". 

Veja também

12 Julho 2024

As inscrições devem ser realizadas até 12 agosto, exclusivamente através do sistema de inscrição eletrônico. O programa tem como área...

Leia mais

9 Julho 2024

O Grupo Reciclos, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), oferece uma...

Leia mais

2 Julho 2024

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUIM) divulgou o edital de seleção de candidatos ao curso de mestrado para entrada...

Leia mais

28 Junho 2024

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (Propec) torna público os editais, para mestrado e doutorado, nas áreas de concentração...

Leia mais