Foram contemplados os Programas de Pós-Graduação em Ciências com Ênfase em Física de Materiais (Fimat), em Comunicação (PPGCOM) e em Letras: Estudos da Linguagem (Posletras). A decisão foi tomada em reunião realizada na última terça-feira (29) e vai contribuir para o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2025 que tratam da efetivação de novos doutorados. As propostas seguirão para a Capes e, se aprovadas, os cursos terão início em janeiro de 2026.
De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renata Guerra de Sá, as três propostas possuem grande relevância para a Universidade e vão trazer muitos benefícios quando forem inseridas em seus respectivos programas, pois vão atender à crescente demanda por pesquisadores altamente qualificados, que poderão contribuir para o avanço da pesquisa em suas áreas. Segundo ela, "é importante ressaltar que os cursos de mestrado dos programas contemplados obtiveram nota quatro na última avaliação quadrienal da Capes, o que é favorável para a implementação do doutorado".
A reitora Claudia Marliére reforça o significado da pós-graduação para a Universidade e para a sociedade: "É a partir da produção científica produzida dentro das instituições públicas federais que a gente dá uma maior contribuição para o avanço das pesquisas no País". Ela acrescenta que é preciso "lutar para que a inserção da UFOP seja maior, se destacando ainda mais como uma instituição com responsabilidade na formação de novos profissionais".
OS PROGRAMAS - O Fimat é um programa vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) e, com a criação do doutorado, vai impulsionar as pesquisas da UFOP. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renata Guerra de Sá, destaca que "será uma oportunidade para a Instituição se posicionar como centro de excelência e pesquisa na área de ciências. O Fimat atua há 11 anos na UFOP e possui uma inserção relevante no estado de Minas Gerais. Há algum tempo, observamos um interesse pelo programa, que poderá atender à crescente demanda por pesquisadores que vão contribuir para o avanço nas áreas de materiais estruturados e nanoestrurados".
Para o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Mateus Pereira, o programa de Pós-Graduação em Letras possui uma inserção importante na região e, com a aprovação do doutorado, vai atender à procura por essa especialização, além de contribuir com o avanço do conhecimento e da cultura dos novos pesquisadores. "Nossa área é predominantemente envolvida na formação de professores, e o doutorado vai trazer muitos benefícios para o ICHS, que ganhará mais um curso de pós-graduação. Essa é uma janela de oportunidades e será muito importante a aprovação desse curso", finaliza o diretor.
Já o curso de doutorado do PPGCOM, que será o primeiro do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa), fortalece a presença do Icsa em Mariana e em toda a região. De acordo com o diretor da unidade, Harrison Bachion Ceribeli, "a proposta é motivo de orgulho, pois vai contribuir para a verticalização dos cursos do Instituto. Se aprovada, a implementação vai atender às demandas de pesquisadores recém-formados e daqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos diante da linha de pesquisa que será ofertada".