O Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin) realizou nesta terça (5), na Escola de Farmácia da UFOP, o VI Seminário do Sistema de Bibliotecas e Informação, com o tema "A biblioteca universitária que a comunidade acadêmica da UFOP precisa". A programação contou com seis palestras voltados ao debate sobre a realidade das bibliotecas no âmbito acadêmico.
A diretora do Sisbin, Gracilene Maria de Carvalho, explicou que a escolha do tema desta edição aconteceu após ouvir uma estudante sugerindo uma área de descanso nas bibliotecas. "A partir desse depoimento, decidimos realizar uma consulta junto à comunidade acadêmica e externa. 'O que as bibliotecas precisam no contexto em que estamos vivendo?' É essa a pergunta que focamos como objetivo", relatou.
O evento também contou com a presença da reitora Cláudia Marliére, que aproveitou a oportunidade para colocar a demanda da Universidade de possuir uma biblioteca central. "Sempre acreditei que a biblioteca é o coração de uma universidade. Assim, precisamos ter uma biblioteca organizada, de qualidade e central, aumentando a proximidade entre a comunidade civil e acadêmica". Para isso, a reitora afirma sua luta para que os objetivos qualitativos das bibliotecas sejam atingidos, lembrando que sempre põe essa pauta em debate com o Governo Federal e o Ministério da Educação.
Também estava presente no seminário o pró-reitor de Planejamento e Administração (Proplad), Eleonardo Lucas Pereira, que falou sobre o impacto positivo de o Sisbin ter status paralelo a uma pró-reitoria. "Isso foi um ganho para o sistema de gestão e para a Universidade, possibilitando que o Sisbin atue mais na sustentação dos pilares de ensino, extensão, pesquisa, inovação e cultura", afirmou.
No evento, os gestores que já estiveram à frente do setor foram homenageados com um quadro com a foto de cada um deles.