Ir para o conteúdo

UFOP participa de projeto em conjunto com Fiocruz e Marinha do Brasil

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O Projeto Navegação Ampliada para Vigilância Intensiva e Otimizada (Navio), realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Marinha do Brasil, com a colaboração da UFOP, teve início em 20 de novembro, com o embarque da expedição no Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Tenente Maximiano, apoiado pelos navios Paraguassú e Potengi. O programa é inédito e faz parte da iniciativa Climate Amplified Diseases and Epidemics (Climade), que tem foco no estudo e monitoramento das mudanças climáticas e seus impactos na saúde pública.
 
O projeto pretende levar assistência médica, odontológica e laboratorial a comunidades ribeirinhas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ampliando o trabalho feito pela Marinha. A ideia é realizar um monitoramento para identificar patógenos virais circulantes em áreas de difícil acesso, com especial atenção para doenças infecciosas causadas por arbovírus, como dengue, chikungunya, mayaro e covid-19. Para isso, a expedição conta com os laboratórios Central, de Sequenciamento, de Entomologia Médica, de Parasitologia e de Monitoramento Ambiental da Água, instalados nas embarcações.
 

foto_03_-_navio.jpeg

Arquivo pessoal
São mais de 30 pesquisadores trabalhando em conjunto
Entre os tripulantes dos navios, representando a UFOP, está o professor e pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) Alexandre Reis; o coordenador geral do projeto e pesquisador da Fiocruz, Luiz Carlos Alcântara; a mestranda Rafaela Moreira e o doutorando Alex Chavier, orientandos do professor do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio/UFOP) Sérvio Ribeiro; e a mestranda Amanda Ferreira, orientada pelo prof. Alexandre Reis. Além deles, há mais de 30 pesquisadores trabalhando em conjunto com a tripulação da Marinha.
 
Por conta de problemas sanitários, as comunidades ribeirinhas são amplamente afetadas por doenças intestinais, que levam à desidratação. Pensando nisso, o projeto estabelece um modo de vigilância denominado One Health, direcionado à investigação do bioma, que une o cuidado humano, animal e do meio ambiente. A partir dessas ações, torna-se possível formular políticas públicas de saúde específicas para cada região.
 
Assim que chegam a essas regiões, os pesquisadores convidam as pessoas da comunidade para participar de triagens médicas, a fim de diagnosticar possíveis doenças e, se necessário, elas são encaminhadas aos médicos presentes para avaliações clínicas. Nessas ações, são realizados testes rápidos também para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
 
Alexandre Reis atua na expedição como pesquisador da área de Parasitologia, estudando as parasitoses intestinais, leishmanioses e doença de Chagas. Já os estudantes da UFOP estão trabalhando com entomologia médica na identificação de dípteros, vetores de doenças infecciosas. O pesquisador explica que, com o projeto, "a grande proposta é estudar as alterações climáticas e as possíveis futuras pandemias — os patógenos com potencial de estabelecer futuras pandemias que podem sair desses biomas, como o Pantanal, a Floresta Amazônica etc".
 
O projeto tem previsão de duração de 5 anos. Na próxima etapa, prevista para fevereiro de 2024, a expedição vai navegar em direção ao município de Cáceres (MT), que faz divisa com a Bolívia, em uma missão de 35 dias, com paradas em várias comunidades.
 

whatsapp_image_2023-11-20_at_12.32.59.jpeg

Arquivo pessoal
A expedição conta com laboratórios instalados nas embarcações
 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais