O VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil contou com três dias de programação, incluindo apresentações de trabalhos, lançamentos de livros, saraus literários, conferências e mesas-redondas.
Durante a mesa de abertura, realizada na quarta-feira (6), a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Vanderlice dos Santos, docente do Departamento de Letras da UFOP, ressaltou a importância da literatura e sua relação com Ouro Preto. "A literatura representa processos de fugas e liberdades e eleva o papel da escola. Este congresso representa um marco na história da educação em um tempo desafiador, é um convite para pensar no papel da literatura com e na escola".
"É uma honra sediar este congresso em Ouro Preto, porque é uma cidade que tem tudo a ver com a literatura. A cidade é o berço da cultura e possui a pedra-sabão como um de seus símbolos, sendo muito utilizada para a prática de artesanatos, e a pedra-sabão é muito maleável, assim como a literatura", acrescentou Marlice Nogueira, também professora do curso de Letras.
Também estiveram presentes na mesa de abertura o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Mateus Pereira, e os professores do Departamento de Letras Alexandre Agnolon e Rita Lages.