Criado por Júlia Martins em seg, 05/02/2024 - 15:02 | Editado por Rondon Marques há 9 meses.
Está no ar a campanha da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para o Carnaval 2024, com o tema "Pode ser ele, ela ou elu!".
A alegria e o respeito são o foco da campanha, que tem como eixo a diversidade e o cuidado pessoal. Unindo a responsabilidade de chamar a atenção para os aspectos do cuidado e de incentivar a recreação responsável, a Universidade Federal de Ouro Preto lança mão de aspectos visuais e textuais complementares, em uma composição que coloca em diálogo frases diretas com cores marcantes, personagens icônicos e elementos de contraposição.
As peças gráficas tratam de temas como consumo consciente de bebidas alcoólicas, assédio, segurança nas relações sexuais e respeito às questões de gênero e sexualidade.
A iniciativa propõe um alerta sobre os comportamentos usuais durante os festejos, ao mesmo tempo que incentiva e defende a alegria para todas as pessoas. Respeito e diversão são considerados peças complementares para que esse momento aconteça da melhor forma possível, deixando apenas boas memórias e marcas afetivas positivas. Por isso, "Pode ser ele, ela ou elu! Viva a alegria do Carnaval!".
O diretor de Comunicação da UFOP, Chico Daher, afirma que "o tema traz fundamentalmente aspectos ligados à inclusão e ao respeito à diversidade, seguindo a tônica das campanhas desenvolvidas pela UFOP ao longo dos últimos anos. Como estamos no Carnaval, procura também traduzir a alegria a que a data remete".
Sobre as expectativas, Chico diz esperar que "a campanha se replique nas redes sociais dos foliões, especialmente no âmbito da comunidade de nossa Universidade, e que as mensagens sejam analisadas, entendidas, enfim, que sirvam como referência para a multiplicação de boas práticas de relacionamento entre pessoas".
De acordo com Máximo Martins, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, a campanha reflete o comprometimento e a preocupação com o bem-estar dos foliões durante o Carnaval, mas não é a única ação: "Em parceria direta com entidades como a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal, a UFOP demonstra um compromisso coletivo com a segurança e o bem-estar de todos os participantes. Essa colaboração proativa vai além da simples organização, integrando preocupações reais com a integridade física e emocional da comunidade acadêmica".
Entre as ações, está a distribuição de preservativos nos restaurantes universitários e unidades.
Confira as artes desenvolvidas para a campanha:
A Rádio UFOP gravou drops com uma série de dicas para os foliões. Ouça pelo Spotify.