Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Pesquisadores realizam estudo sobre a saúde das crianças de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Pesquisadores da Universidade recrutaram voluntários para um estudo que avaliará obesidade e síndrome metabólica em crianças e adolescentes. O trabalho foi realizado nos dias 6 e 7 de março, durante uma ação da Prefeitura de Ouro Preto na Praça Tiradentes. Em conjunto com a equipe do Projeto Miguilim, foram recrutadas cerca de 126 crianças na faixa etária de 5 a 17 anos para a realização do estudo.

A síndrome metabólica compreende um conjunto de alterações metabólicas e hormonais que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É caracterizada por um aumento da circunferência abdominal, hipertensão arterial, resistência aos efeitos da insulina ou diabetes e por níveis anormais de colesterol e outras gorduras no sangue.

O professor da Escola de Farmácia Wendel Coura Vital, que coordena o estudo, explicou o motivo de alerta para essa síndrome em crianças: "O diagnóstico de síndrome metabólica no adulto é bem definido. Entretanto, na infância e na adolescência, é problemático, já que pressão arterial, perfil lipídico e valores antropométricos variam com a idade e o estádio puberal (estadiamento da maturação sexual)". Segundo o docente, vários estudos têm observado que podem ocorrer, na infância, alterações metabólicas que, se detectadas precocemente, podem prevenir vários distúrbios mais sérios no futuro, principalmente os cardiovasculares.

Ao considerar esses fatores e o aumento expressivo dos casos de obesidade infantil no Brasil, a equipe idealizou esse projeto, que tem o objetivo de estimar a prevalência da síndrome metabólica e/ou obesidade infantil no município, além de identificar biomarcadores imuno-metabólicos, genéticos e comportamentais preditivos do sobrepeso ou obesidade.  

A partir da realização os exames laboratoriais, será dado um encaminhamento para os profissionais de saúde do município. Nos casos em que forem detectados algum risco de obesidade e/ou síndrome metabólica, as crianças serão acompanhadas anualmente pela equipe do projeto, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do professor Wendel, a equipe responsável pela ação é formada pelos professores Alexandre Barbosa Reis e Vanessa de Almeida Belo (Escola de Farmácia), Camila Cangussu (Escola de Medicina), Adriana Meireles (Escola de Nutrição) e também pela pesquisadora da Fiocruz Andréa Teixeira de Carvalho, junto com doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica da UFOP.

Veja também

19 Maio 2025

Um total de 35 pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto foi contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa (PQ)...

Leia mais

14 Maio 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Rede de Museus e Acervos, participa da 23ª Semana Nacional...

Leia mais

14 Maio 2025

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais da UFOP reuniram em livro artigos frutos das pesquisas da...

Leia mais

13 Maio 2025

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e o Laboratório de Psicofisiologia da UFOP estão desenvolvendo um estudo que vai...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.