Ir para o conteúdo

UFOP realiza Semana Nacional de Letras e Simpósio em Estudos da Linguagem

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Larissa Antunes
Abertura da Semana Nacional de Letras
Com: 
Pedro Vieira
A 17ª Semana Nacional de Letras e o 4º Simpósio Nacional de Pós-graduação em Estudos da Linguagem tiveram sua abertura oficial na manhã desta segunda-feira (24), no auditório G-20 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Com uma programação diversificada, o evento tem o intuito de discutir a inter-relação que, desde sempre, se estabeleceu entre o tempo, o espaço e a linguagem. 
 
Segundo a professora do Departamento de Letras, Soélis Prado e também presidente da comissão organizadora, o encontro começou como Semana de Letras e atualmente se encontra na 17ª edição, ocorrendo de dois em dois anos. Ainda conta que, em 2016, foi criado o Simpósio Nacional de Pós-graduação, com a intenção de fortalecer a parceria entre a graduação e a pós. A partir disso, o evento passa a se chamar Semana Nacional. “Porque, desde o início, sempre recebemos alunos do Brasil inteiro. Não ficando restrito à região dos inconfidentes ou a Belo Horizonte, já que o encontro sempre recebeu pessoas de fora”, explicou Soélis.
 

semana_de_letras.jpg

Larissa Antunes
Público participa da mesa de abertura da Semana Nacional de Letras
A presidente da comissão comemora o número de 413 pessoas inscritas, considerando o período de greve e outras dificuldades. Ela afirma ainda que “a grande importância do evento é a troca de experiências, principalmente das pesquisas, pois pessoas de lugares e realidades diferentes podem expor seus trabalhos”.
 
Destacou-se também o discurso de boas-vindas do Pró-reitor de Planejamento e Administração da UFOP, Eleonardo Lucas Pereira, que representava a reitora Cláudia Marliére na mesa de abertura. Eleonardo afirma que “eventos desse nível, além do critério e caráter científico que trazem no âmbito do estudo da língua e da linguagem, contribuem para o fortalecimento da democracia e o combate à desinformação, através da troca e democratização do conhecimento.”
 
A abertura da 17ª Semana Nacional de Letras foi apenas o começo de uma semana repleta de interação e trocas de conhecimentos. Nos próximos três dias, o evento ainda contará com  simpósios, oficinas e minicursos, além de mesas redondas, palestras, apresentações culturais e lançamentos de livros.
 
IMPACTO E INOVAÇÃO - Ao final do dia foi realizada a mesa redonda com o coordenador da área de Letras e Linguística da Capes, José Magalhães, com tema “Impacto e inovação da pesquisa e da pós-graduação na área da Linguística e da Literatura”. A mesa também contou com as participações das professoras  Mônica Fernanda Gama e Márcia Marques de Moraes.
 
 
O professor José Magalhães apontou que, quando se fala em tecnologia e inovação, a área de linguagens e literatura tem uma autoestima baixa. “Isso acontece  devido às pessoas acharem que o setor econômico é sempre ondulado por estatísticas e por números, e não enxergam que quem trabalha com linguagem também movimenta o setor econômico, porque a linguagem perpassa todas essas áreas”, comenta.
 
O profissional em Letras aproveita para destacar a utilização de um arranjo teórico nas produções acadêmicas com o objetivo de disseminá-las na sociedade, ou seja, isso fará com que a universidade saia dos seus muros e entre em contato com a sociedade. Ele enfatiza que “tem que cobrar aos programas de Pós-graduação o que chamamos de popularização da ciência”. Ele enfatiza que a popularização não diz respeito apenas ao ato de baixar um determinado livro, mas fazer com que as diversas pessoas consigam compreender aquele trabalho e o que os profissionais de letras exercem na pesquisa.
 
 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais