As professoras do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio da UFOP Alissandra Nazareth de Carvalho e Carolina Lescura de Carvalho Castro Volta apresentaram o artigo "Creative Economy in Small Territories: a Study about Ouro Preto District”, na Atlas Annual Conference 2024 - Leisure & Tourism 2030: Navigating the Future, que aconteceu em junho, em Breda, na Holanda. O evento reuniu pesquisadores de vários países em apresentações de trabalhos, painéis, conferências e workshops.
O artigo apresentado é resultado do projeto "Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa - Ouro Preto e Distritos", que realizou um diagnóstico com produtores e atores locais relacionados à economia criativa, propondo metodologias de ação visando ao desenvolvimento do turismo criativo e também buscando lançar Ouro Preto como Cidade Criativa da Unesco, das Artes Populares e do Artesanato. O estudo utiliza técnicas como a do Grupo Focal, em que os participantes relatam seus desafios, expectativas, necessidades e discutem como cada um pode contribuir para deixar o Plano de fato representativo e coletivo.
O projeto é vinculado à Cátedra da Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas e desenvolvido por meio de uma parceria entre as professoras Alissandra e Carolina, da UFOP, o professor Magnus Emmendoerfer, da UFV, e outros representantes das universidades mineiras PUC Minas e Unimontes e de outras instituições do Brasil e do mundo. A iniciativa conta com o financiamento da Fapemig, por meio do projeto "Economia Criativa, vulnerabilidade de negócios e governança de Políticas Públicas para o Turismo", coordenado pelo professor da Unimontes Pablo de Paula Peron, e também pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Diretoria de Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.