Criado por João Henrique Ribeiro em sex, 26/07/2024 - 16:50 | Editado por Rondon Marques há 6 meses.
O edital, que não era lançado desde 2012, recebe propostas de instituições públicas de educação superior e visa criar a Rede de Integridade da Informação, iniciativa inédita no âmbito acadêmico e que engloba temas como educação midiática e enfrentamento à desinformação.
Entre as atribuições dos novos grupos estão: contribuir para a política de diversidade na instituição de educação superior, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, educacional, territorial, étnico-racial e de gênero; aprofundar a formação de jovens universitários como pesquisadores e extensionistas, visando à sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular na universidade e em comunidades populares; desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, por meio de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
Cada instituição poderá submeter até duas propostas, desde que não sejam enviadas em um mesmo lote temático dos cinco disponíveis — Lote I: Rede de Integridade da Informação; Lote II: Rede Encontro de Saberes; Lote III: Rede de Educação do Campo, das Águas e das Florestas; Lote IV: Rede de Educação Antirracista; Lote V: Rede de Manejo Florestal Comunitário na Amazônia. No caso da UFOP (e também de outras universidades) há um processo interno para definir quais serão as propostas enviadas para a seleção nacional.
Clézio Gonçalves, pró-reitor de Graduação e representante da UFOP na reunião, menciona a satisfação gerada pela notícia e a significativa mobilização interna, o que evidencia a relevância da oportunidade, sobretudo para os cursos de licenciatura. Ele ainda destaca que este é um momento histórico e oportuno para que os docentes possam criar grupos de acompanhamento e fomento de novos conhecimentos.
O prazo para envio das propostas para submissão interna, que deve ser realizado via formulário, vai até 5 de agosto. Já as inscrições gerais, que devem ser realizadas por meio do portal gerido pela Universidade Federal do Tocantins, se estendem até 15 de agosto.
Para saber mais informações, como os pré-requisitos e documentos necessários, acesse os editais completos: edital UFOP e edital MEC.
Sobre o PET - O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes de graduação em regime de dedicação integral às atividades do programa recebem bolsa de iniciação científica.
Atualmente, existem 835 grupos do PET em todo o país. Eles envolvem mais de 8 mil alunos bolsistas, em 80 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal, sendo 96% desses grupos em universidades públicas. O programa contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visa à qualidade da formação universitária e é um exemplo prático da consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão.