Ir para o conteúdo

MEC divulga edital para criação de novos PETs

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Destaque divulgação destaque
Com: 
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Em reunião remota realizada na manhã desta sexta-feira (26), que contou com a presença de representantes de diversas instituições federais de ensino brasileiras, o Ministério da Educação apresentou as diretrizes de apoio à criação de 45 novos grupos ligados ao Programa de Educação Tutorial (PET).

O edital, que não era lançado desde 2012, recebe propostas de instituições públicas de educação superior e visa criar a Rede de Integridade da Informação, iniciativa inédita no âmbito acadêmico e que engloba temas como educação midiática e enfrentamento à desinformação.

Entre as atribuições dos novos grupos estão: contribuir para a política de diversidade na instituição de educação superior, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, educacional, territorial, étnico-racial e de gênero; aprofundar a formação de jovens universitários como pesquisadores e extensionistas, visando à sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais, em particular na universidade e em comunidades populares; desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, por meio de grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

Cada instituição poderá submeter até duas propostas, desde que não sejam enviadas em um mesmo lote temático dos cinco disponíveis — Lote I: Rede de Integridade da Informação; Lote II: Rede Encontro de Saberes; Lote III: Rede de Educação do Campo, das Águas e das Florestas; Lote IV: Rede de Educação Antirracista; Lote V: Rede de Manejo Florestal Comunitário na Amazônia. No caso da UFOP (e também de outras universidades) há um processo interno para definir quais serão as propostas enviadas para a seleção nacional.

Clézio Gonçalves, pró-reitor de Graduação e representante da UFOP na reunião, menciona a satisfação gerada pela notícia e a significativa mobilização interna, o que evidencia a relevância da oportunidade, sobretudo para os cursos de licenciatura. Ele ainda destaca que este é um momento histórico e oportuno para que os docentes possam criar grupos de acompanhamento e fomento de novos conhecimentos.

O prazo para envio das propostas para submissão interna, que deve ser realizado via formulário, vai até 5 de agosto. Já as inscrições gerais, que devem ser realizadas por meio do por meio do portal gerido pela Universidade Federal do Tocantins, se estendem até 15 de agosto.

Para saber mais informações, como os pré-requisitos e documentos necessários, acesse os editais completos: edital UFOP e edital MEC.

Sobre o PET - O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes de graduação em regime de dedicação integral às atividades do programa recebem bolsa de iniciação científica.  

Atualmente, existem 835 grupos do PET em todo o país. Eles envolvem mais de 8 mil alunos bolsistas, em 80 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal, sendo 96% desses grupos em universidades públicas. O programa contribui para a formação de futuros professores e pesquisadores, visa à qualidade da formação universitária e é um exemplo prático da consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Veja também

12 Julho 2024

O Conselho da Medalha da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) torna público o período de indicações para o recebimento...

Leia mais

11 Julho 2024

O Tribunal de Contas da União (TCU) escolheu a Universidade Federal de Ouro Preto para a realização de uma visita...

Leia mais

6 Julho 2024

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Marina Mamede, ocorrido ontem (5), na cidade de Ouro Preto. A Marina era...

Leia mais

5 Julho 2024

A partir deste sábado (6) até a realização das eleições municipais, considerado como período de defeso eleitoral, os agentes públicos...

Leia mais