O professor da Escola de Medicina Aisllan Assis, juntamente com o estudante Renan Lima, a doutoranda em Educação Mariana Pratez e a pesquisadora Andréa Machado participam do V Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio apresentando uma mesa-redonda, um painel e um tema livre na próxima semana.
Na mesa-redonda intitulada "Vigilância e prevenção do suicídio e prevenção do suicido em Ouro Preto-MG: análise e resultados de uma pesquisa-intervenção", Aisllan, Renan e Andréa apresentam, pela primeira vez, os resultados da pesquisa inédita que analisa vinte anos da mortalidade por suicídio em Ouro Preto, além dos registros e notificações das tentativas de suicídio e autolesão na cidade.
Já no painel "Promoção da saúde mental, prevenção do suicídio e autolesão não suicida em escolas públicas de Minas Gerais: intervenções e inovações", Aisllan e Mariana apresentam o projeto Saúde Mental nas Escolas e Fora Delas, realizado em três escolas de ensino médio nas cidades de Ouro Preto, Itabirito e Mariana, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O evento acontece em Brasília, de 8 a 10 de agosto, e terá como tema central "Suicídio: Complexidade e Urgências na Cena Contemporânea", refletindo sobre as múltiplas facetas e a urgência em abordar a questão do suicídio na sociedade moderna, ademais de abordar de maneira abrangente a temática da prevenção e posvenção do suicídio, desenvolvendo uma ampla diversidade de atividades voltadas para os estudantes, interessados, pessoas com experiência vivida e profissionais.
Segundo Aisllan, a importância desta participação é enorme, pois destaca o trabalho, realizado desde 2019, de construção das abordagens do suicídio em Ouro Preto e na UFOP. A expectativa é de apresentar esses resultados também no seminário local que vai abordar saúde mental nas escolas.