Ir para o conteúdo

Grupo de teatro da UFOP faz estreia em festival itinerante do Sesc

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Pedro Santana
Apresentação do Mambembe no Festival Trupi

O Grupo Mambembe Teatro de Rua, projeto de extensão da UFOP com mais de 20 anos de trajetória, está vivendo um momento vibrante e enriquecedor. Selecionado por meio de edital público, o grupo estreou no Festival Itinerante Trupi com o espetáculo "Contos da Carochinha - Tião da Tina". O festival é uma iniciativa inédita do Sesc Minas, que promove a circulação de quatro grupos de teatro por várias cidades do estado.

A iniciativa do Sesc visa promover as artes do circo, da dança e do teatro para um público mais amplo em Minas Gerais. De agosto de 2024 a maio de 2025, o festival passará por cinco cidades: Belo Horizonte, Itajubá, Leopoldina, Manhuaçu e Muzambinho.

Na estreia do grupo em BH, no dia 11 de agosto, foi apresentada a história dessa cidade itinerante chamada Carochinha, que não se fixa em terra nenhuma, e cujos habitantes sabem de tudo um pouco e carregam a cidade por onde vão, com cantorias e danças. O espetáculo "Contos da Carochinha" faz parte de uma coletânea de três historias, "filafacil.com", "tem fantasma na cidade" e "Tião da Tina", com dramaturgia, atuação e criação coautoral pelo grupo e inspiração no livro "As Cidades Invisíveis", de Ítalo Calvino.

A apresentação do Mambembe no festival destaca o trabalho coletivo desenvolvido pelo grupo, conhecido por seu caráter formativo e educativo. Com uma abordagem colaborativa, é coordenado pela professora Raquel Castro e envolve estudantes em todas as etapas da montagem de uma apresentação cênica, incluindo dramaturgia, atuação, direção, criação musical, coreografia e figurino. Além disso, o grupo foca em promover o teatro dentro das escolas da região. Esse trabalho formativo é um dos pilares do Mambembe, que há mais de duas décadas investiga o teatro de rua como uma ferramenta educativa e cultural.

A apresentação do espetáculo marcou um momento de grande emoção para o grupo: "Foi uma experiência enriquecedora, não só por podermos apresentar nosso trabalho, mas também por estarmos lado a lado com outras pessoas incríveis da cena mineira, que têm muito a contribuir e enriquecer nosso repertório", comenta Ana Beatriz, integrante do Mambembe.

mambembe.jpg

Clara Lamacie
Apresentação do Mambembe no Festival Trupi
Apresentação do Mambembe no Festival Trupi
 

OUTRAS APRESENTAÇÕES - Além da apresentação, o grupo realizou um cortejo no dia 10 de agosto, fruto de um processo formativo conduzido por Itamar Bambaia, mestre de maracatu, que trouxe novas perspectivas e ritmos para o trabalho do Mambembe. Em 2023, a elaboração do espetáculo "Contos da Carochinha" recebeu incentivo de criação pela ofiCena 3X4, oferecida pela Maldita Cia. de Investigação Teatral e pelo Galpão Cine Horto, um projeto de pesquisa voltado à criação de linguagem e de autoria coletiva. O grupo recebeu orientação de Marina Viana, Lenine Martins e Amaury Borges, que atuaram como provocadores dos processos, propondo questões, procedimentos e críticas sobre os trabalhos de direção, atuação e dramaturgia.

O grupo também tem percorrido a Região dos Inconfidentes com o espetáculo "Contos de Carochinha". Recentemente, em 28 de julho, eles marcaram presença na finalização do Festival de Inverno de Ouro Preto, com a primeira apresentação do grupo na Casa da Ópera, o teatro mais antigo da América Latina. Também realizaram apresentações em Belo Horizonte, na Funarte, no início do ano.

O Festival Trupi oferece uma rica programação, que inclui cinco apresentações artísticas e oficinas de formação em artes cênicas em cada cidade. O Mambembe segue agora sua jornada pelo estado, levando sua arte e sua mensagem para novas cidades e públicos. As próximas apresentações do grupo no festival acontecem entre 20 e 22 de setembro, em Itajubá, e as demais estão programadas para o próximo ano.

img_0472.png

Joyce Soares
Apresentação do Mambembe no Festival de Inverno de Ouro Preto
Apresentação do Mambembe no Festival de Inverno de Ouro Preto
 
Ficha técnica "Contos da Carochinha - Tião da Tina" - Dramarturgia: Marina João Cangussu; Direção: Brian Barzague Lobato; Concepção Musical: Filipe Conde Mascaro e Gabriel Baez; Iluminação: Thuany Amorim; Figurino: Maria Luiza Amaral e Jackson Santos; Elenco: Ana Beatriz Ribeiro, Brian Barzague, Cauê Oliveira, Fábio Vasques, Filipe Conde Mascaro, Gabriel Baez, Gisele Ferreira de Castro, Iasmin Souza Ramalho, Isadora Grunemberg, Maria Luiza Amaral, Marina João Cangussu e Natália Corrêa.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais