Criado por Laura Borges em qua, 21/08/2024 - 16:56 | Editado por Regiane Barbosa há 4 meses.
O Grupo Mambembe Teatro de Rua, projeto de extensão da UFOP com mais de 20 anos de trajetória, está vivendo um momento vibrante e enriquecedor. Selecionado por meio de edital público, o grupo estreou no Festival Itinerante Trupi com o espetáculo "Contos da Carochinha - Tião da Tina". O festival é uma iniciativa inédita do Sesc Minas, que promove a circulação de quatro grupos de teatro por várias cidades do estado.
A iniciativa do Sesc visa promover as artes do circo, da dança e do teatro para um público mais amplo em Minas Gerais. De agosto de 2024 a maio de 2025, o festival passará por cinco cidades: Belo Horizonte, Itajubá, Leopoldina, Manhuaçu e Muzambinho.
Na estreia do grupo em BH, no dia 11 de agosto, foi apresentada a história dessa cidade itinerante chamada Carochinha, que não se fixa em terra nenhuma, e cujos habitantes sabem de tudo um pouco e carregam a cidade por onde vão, com cantorias e danças. O espetáculo "Contos da Carochinha" faz parte de uma coletânea de três historias, "filafacil.com", "tem fantasma na cidade" e "Tião da Tina", com dramaturgia, atuação e criação coautoral pelo grupo e inspiração no livro "As Cidades Invisíveis", de Ítalo Calvino.
A apresentação do Mambembe no festival destaca o trabalho coletivo desenvolvido pelo grupo, conhecido por seu caráter formativo e educativo. Com uma abordagem colaborativa, é coordenado pela professora Raquel Castro e envolve estudantes em todas as etapas da montagem de uma apresentação cênica, incluindo dramaturgia, atuação, direção, criação musical, coreografia e figurino. Além disso, o grupo foca em promover o teatro dentro das escolas da região. Esse trabalho formativo é um dos pilares do Mambembe, que há mais de duas décadas investiga o teatro de rua como uma ferramenta educativa e cultural.
A apresentação do espetáculo marcou um momento de grande emoção para o grupo: "Foi uma experiência enriquecedora, não só por podermos apresentar nosso trabalho, mas também por estarmos lado a lado com outras pessoas incríveis da cena mineira, que têm muito a contribuir e enriquecer nosso repertório", comenta Ana Beatriz, integrante do Mambembe.
mambembe.jpg
OUTRAS APRESENTAÇÕES - Além da apresentação, o grupo realizou um cortejo no dia 10 de agosto, fruto de um processo formativo conduzido por Itamar Bambaia, mestre de maracatu, que trouxe novas perspectivas e ritmos para o trabalho do Mambembe. Em 2023, a elaboração do espetáculo "Contos da Carochinha" recebeu incentivo de criação pela ofiCena 3X4, oferecida pela Maldita Cia. de Investigação Teatral e pelo Galpão Cine Horto, um projeto de pesquisa voltado à criação de linguagem e de autoria coletiva. O grupo recebeu orientação de Marina Viana, Lenine Martins e Amaury Borges, que atuaram como provocadores dos processos, propondo questões, procedimentos e críticas sobre os trabalhos de direção, atuação e dramaturgia.
O grupo também tem percorrido a Região dos Inconfidentes com o espetáculo "Contos de Carochinha". Recentemente, em 28 de julho, eles marcaram presença na finalização do Festival de Inverno de Ouro Preto, com a primeira apresentação do grupo na Casa da Ópera, o teatro mais antigo da América Latina. Também realizaram apresentações em Belo Horizonte, na Funarte, no início do ano.
O Festival Trupi oferece uma rica programação, que inclui cinco apresentações artísticas e oficinas de formação em artes cênicas em cada cidade. O Mambembe segue agora sua jornada pelo estado, levando sua arte e sua mensagem para novas cidades e públicos. As próximas apresentações do grupo no festival acontecem entre 20 e 22 de setembro, em Itajubá, e as demais estão programadas para o próximo ano.